A princípio lavar os cabelos parece uma tarefa fácil, quase automática, afinal você faz isso desde que se entende por gente. Mas, segundo a cosmetóloga Cris Dios, do Laces and Hair, lavar as madeixas pode não ser tão simples como parece e requer atenção a certos detalhes. Ela listou três erros básicos que a maioria das pessoas comete e que devem ser evitados ou banidos na hora banhar os fios. Confira:
Passar o shampoo nas pontas primeiro: se você pega aquela quantidade de produto na mão e vai primeiro nas pontinhas, tá na hora de mudar a rotina. O correto é passar primeiro na raiz e, em seguida, aplicar no comprimento.
Esfregar os fios: nunca faça isso! Os fios ficam porosos já que o movimento – seja com ou sem toalha – abre as cutículas. "Tenha sempre muito carinho com o seu cabelo", indica a especialista.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Máscara no lugar do condicionador: muita gente acaba fazendo a substituição, já que a máscara deixa os fios mais hidratados e comportados, mas a troca não é saudável. "Ela é mais pesada que o condicionador e tem uma quantidade de polímeros que deixam os fios mais enrijecidos. Por isso, é comum usar um produto por cerca de 15 dias e depois perceber que o cabelo fica um pouco impermeável. É porque acostumou e não faz mais efeito. O ideal é usar o condicionador diariamente e a máscara apenas para tratamento esporádico", indica Cris. (Fonte: Revista Glamour)