Tanto na gravidez quanto nos primeiros meses de vida do bebê, as mamães tendem a se aconselhar com as mulheres mais experientes e muitas vezes se esquecem da opinião de profissionais, o que pode resultar em alguns danos irreparáveis. Uma dessas dicas equivocadas é sobre o uso de cintas reparadoras ou elásticas no período pós-parto. Muita gente não sabe, mas o uso desse acessório é indicado no máximo até 1 mês após o parto.
Ao contrário do que muita gente acredita, uso da cintas é indicado para que os órgãos voltem ao lugar e para dar mais segurança ao paciente no pós-operatório, e não para o abdômen voltar ao normal. Conforme a diretora-técnica da CS Estética & SPA, Carmen Simões, quanto mais a mulher usar a cinta, mais flácida ficará a barriga. "Com a cinta, a musculatura do abdômen não trabalha, aumentando assim a flacidez. Usar o acessório por muito tempo e não tirá-lo para nada também causa insegurança, isso porque sem ela a pessoa tem a sensação de que seus órgãos vão cair", explica Carmem.
Segundo ela, o meio mais eficaz de fazer a barriga voltar ao lugar ainda é o exercício físico regular (depois da liberação do médico, que ocorre cerca de 30 dias após o parto). Mas, para quem já não está mais amamentando, existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar nesse processo. "A escolha do tratamento e aparelho depende de cada caso, mas em geral, a lipodrenagem associada ao ultrassom dá resultados visíveis. A radiofrequência e a eletroestimulação são outros tratamentos que indico para minhas clientes" orienta.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Marcela Pimenta, jornalista e mãe da pequena Joana de 4 meses, seguiu as indicações da Carmen e está satisfeita com o resultado. "Quando saí da maternidade fiquei desesperada, parecia que ainda tinha um bebê dentro de mim. Perguntei para todas minhas amigas que tiveram filho e todas, sem exceção, me aconselharam a usar a cinta dia e noite até o abdômen voltar. Quando eu tirava o acessório, minha barriga na hora caía, eu logo colocava de novo, me tornando assim, refém da cinta até o dia em que resolvi procurar ajuda. A primeira coisa que a Carmen me aconselhou foi jogar a cinta no lixo. Eu fiquei chocada pois estava fazendo tudo ao contrário! Comecei a fazer bastante abdominal, exercício físico e lipodrenagem com ultrassom duas vezes por semana. Em 2 meses minha barriga voltou para o lugar!".
Serviço:
CS Estética & SPA (www.csestetica.com.br)