Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Veja 9 enganos comuns cometidos por quem quer emagrecer

Danielle Sanches - Folhapress
06 fev 2020 às 09:34
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Perder peso e conseguir um corpo mais em forma está na lista de resoluções para 2020 de muita gente. Entretanto, nem sempre os meios escolhidos para alcançar esse objetivo são os melhores.

Na verdade, é bastante comum encontrarmos pessoas que sacrificam a saúde e até o próprio processo de emagrecimento ao apostarem em medidas drásticas ou equivocadas para perder peso. Conheça algumas delas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


• Fazer dietas restritivas: esse tipo de dieta precisa ter acompanhamento médico. A falta de alimentos reduz a ingestão de nutrientes importantes para o corpo, podendo prejudicar o sistema imunológico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton


• Investir na dieta da moda ou de algum famoso: a cantora Simone, da dupla com Simaria, revelou recentemente que cortou o arroz com feijão de sua dieta para emagrecer. Tudo para ganhar massa magra. E aí? Cada organismo funciona de um jeito e, por isso, uma dieta deve ser individualizada, considerando as necessidades energéticas diárias, o funcionamento do intestino e condições socioeconômicas.

Publicidade


• Usar shakes 'milagrosos' para substituir refeições: a estratégia pode ser bem-sucedida nos primeiros dias para evitar o consumo de açúcar e gorduras, mas, a longo prazo, o estrago pode ser grande. Esses shakes não são capazes de substituir com qualidade uma refeição completa, com alimentos frescos e preparados com pouco sal e gorduras. Além disso, as versões industrializadas podem ter ativos que aumentam as chances de alergias.


• Pular refeições: deixar de se alimentar em horários específicos é uma estratégia de algumas dietas famosas, como o jejum intermitente. No entanto, a prática precisa de acompanhamento especializado. Longos períodos de jejum durante o dia, quando mais precisamos de energia, podem provocar fadiga, dores de cabeça, enjoo e irritabilidade.

Publicidade


• Passar fome: a fome é um sinal do organismo de que ele precisa de energia para dar conta das atividades do dia. Deixar de ouvir esse sinal interno não é um bom negócio, pois, além de reduzir o aporte de energia (provocando uma diminuição no metabolismo), o corpo vai trabalhar ativamente para recuperar essa energia perdida.


• Comer menos para comer guloseimas: uma alimentação equilibrada e saudável deve incluir todos os grupos alimentares. Ao privilegiar alguma guloseima, você priva seu organismo dos nutrientes, prejudicando a saúde do corpo como um todo. Pode também provocar um pico na produção da insulina, o hormônio regulador do nível de açúcar no sangue, o que vai causar um aumento no armazenamento de gordura no corpo.

Publicidade


• Não incluir alimentos que levem prazer às refeições: isso aumenta o sofrimento no processo de emagrecimento – e as chances de fracasso também.


• Reduzir drasticamente as porções das refeições: é preciso ajuda especializada para entender o quanto podemos comer. Nas refeições menores, deve-se manter o equilíbrio e a proporção entre os nutrientes. Não adianta reduzir a porção de carboidrato e compensar aumentando a de carne.

• Criar metas irreais: ter o corpo do Cristiano Ronaldo pode ser um sonho, mas será possível? Criar metas irreais leva a frustrações, minando sua força de vontade para seguir em frente com a perda de peso. Busque o autoconhecimento, converse com um especialista e faça um plano possível de ser alcançado, aumentando sua autoestima.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade