Cremes faciais, corporais, sabonetes líquidos, esfoliantes e hidratantes são produtos que invadiram as prateleiras de farmácias, perfumarias e até mesmo de supermercados. Mas será que é preciso todos eles para conseguir uma pele saudável, radiante e preparada para enfrentar o dia-a-dia de um país tropical que, ultimamente, anda com as temperaturas enlouquecidas?
Segundo a médica Kátia Haranaka, não. É possível transformar a pele com pequenas mudanças e práticas de hábitos. "O primeiro passo é entender a fisiologia dela e quais são os processos que a agridem. "Quando um paciente procura a clínica, por exemplo, faço a avaliação e esclareço todas as particularidades daquela pele", explica a médica. Segundo ela, há um ótimo tipo de esfoliante com micro partículas de arroz (de forma arredondada) que ajudam a limpar os poros e não agridem a pele. "O problema são aqueles esfoliantes com partículas em ponta, que agridem e ressecam a pele. A pele agredida responde se espessando e manchando", afirma.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Após essa etapa é a hora de criar uma rotina diária de cuidados com a pele do rosto e do corpo. Um produto indispensável em todas as nécessaires é o filtro solar, que deve ser usado no mínimo duas vezes ao dia. "O sol que mais nos prejudica não é o que tomamos na piscina ou praia, mas sim aquele a que nos expomos diariamente". As regiões que devem ser protegidas são rosto, pescoço, orelhas, dorso das mãos e, principalmente, o colo - campeão em câncer de pele no Brasil.
Os cuidados continuam também na hora do banho. Kátia diz que o ideal é evitar água muito quente (se quente, máximo de 5 minutos), buchas e sabonete em todo o corpo. "Recomendo ensaboar somente as axilas, pés e genitais. A bucha, espuma e a água quente ressecam e retiram a camada ácida de proteção da pele. Sem a camada ácida de proteção, ficamos vulneráveis a fungos e bactérias e a pele perde sua elasticidade, "quebrando" em formas de estrias. Podemos ficar limpos apenas com água", ressalta.
Outro vilão é o perfume. A médica aconselha borrifar o produto apenas nas roupas, nunca no couro-pele. "O álcool presente nele e em outros produtos também resseca a pele e causa formação de vasos sanguíneos superficiais na pele, resultando em manchas avermelhadas".
Isso tudo se completa se três litros de água forem ingeridos diariamente, além de uma alimentação balanceada com muitas frutas e cereais. Tirar do consumo alimentos e derivados crus do leite da vaca é uma ótima ideia. "Procure acordar todos os dias e fazer algo de bom para você como rotina! Cuide de sua auto-estima e tenha disciplina, pois os resultados aparecerão em pouco tempo e você se sentirá orgulhosa de si mesma", finaliza Kátia.