Ter os cabelos sempre bonitos é o sonho de quase todas as mulheres, mas para isso alguns cuidados são necessários, principalmente se você tem os cabelos cacheados.
Quando são bem cuidados, os cabelos cacheados podem ter ondas incríveis, de forma superfácil. O cabeleireiro Wilson Eliodoro, que atende várias celebridades em seu salão em São Paulo, dá dicas de alguns cuidados simples que farão toda a diferença para os seus cachos.
1. Linhas específica de produtos
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Comprar os cosméticos certos faz toda a diferença. Prefira sempre os produtos desenvolvidos especificamente para cacheados e crespos, que promovem os cuidados e uma hidratação extra. A dica vale para tudo: desde o shampoo até o creme de tratamento.
2. Aposte em uma pré-lavagem
O procedimento nutre o fio antes do shampoo, que pode retirar excessivamente a oleosidade natural do cabelo. Basta aplicar uma quantidade generosa de óleo de tratamento antes da lavagem.
Espalhe bem por toda a extensão e aguarde cerca de 10 minutos para entrar no chuveiro. Essa atitude simples protege e nutre os cabelos, deixando-os macios e definidos.
3. Esfregue somente o couro cabeludo
Você é daquelas que, ao aplicar o shampoo, faz um bolo de cabelo no topo da cabeça e esfrega tudo? Para cacheados incríveis é melhor mudar esse hábito. O ideal mesmo é aplicar o produto apenas no couro cabeludo e massagear delicadamente para retirar a sujeira e o excesso de oleosidade.
4. Desapegue do shampoo uma vez por semana
Lavar os cabelos precisa ser sempre com shampoo? A resposta é não. Para Wilson Eliodorio, um dos grandes segredos para manter os cachos lindos é evitar o uso do produto uma vez por semana. Nesse caso, use apenas o condicionador.
Os cacheados e crespos precisam da oleosidade que o shampoo retira. Portanto.,dá para alternar lavagens comuns com essa, mais econômica nesse ponto.
5. Fronhas de cetim
Nada de acordar com cachos amassados e totalmente disformes pela manhã. E evitar isso pode ser mais simples do que você imagina. Basta substituir sua fronha comum por uma de cetim ou de seda. Como os tecidos são mais fluidos, eles não criam atrito com os cabelos, que mantêm a forma. Também é possível usar toucas ou lenços feitos com os mesmos materiais.
6. Hidratação antes do condicionador
Se você é uma mulher antenada quando o assunto é cachos, já sabe que um produto não pode ser substituído pelo outro. No entanto, dá para complementar as ações de cada um. Wilson Eliodorio recomenda, por exemplo, que, uma vez por semana, você aplique o seu creme de tratamento no banho, entre o shampoo e o condicionador. Isso vai deixar os fios macios e fáceis de modelar, com maior definição.
7. Pare de esfregar a toalha
É comum sair do banho e esfregar a toalha na cabeça para retirar o excesso de umidade, mas esse hábito pode trazer prejuízos para os fios. O ideal é apenas apertar os cabelos com a toalha, de preferência de microfibra. Esfregar a toalha embaraça e cria atrito, possibilitando quebras e agressões.
8. Abuse do óleo para hidratar os fios
Que tal dar uma turbinada no seu creme de hidratação favorito? Para Eliodorio, um dos segredos de uma hidratação potente é colocar uma pequena quantidade de óleo de tratamento nutritivo na máscara, isso dará um brilho logo no final do procedimento.
9. Fitagem nos fios
Você sabe o que é fitagem? Se não sabe, essa técnica consiste em dividir o cabelo em mechas finas e passar creme para pentear, leave-in ou óleo de tratamento em cada uma delas, da raiz às pontas, várias vezes. Depois, é só amassar as pontas em direção à cabeça para estimular a formação de cachos. O resultado é incrível!
10. Usar difusor
Na hora de secar os cabelos, use o difusor, aquele acessório acoplado ao bocal do secador. Ele distribui o ar e facilita a manutenção dos cachos.
O recomendado, segundo Eliodorio, é secar primeiro a raiz e só depois colocar as pontas na concavidade do objeto. Em seguida, "bata os fios de um lado para o outro", jogando a cabeça para frente e para trás rapidamente. (Fonte: Meu Crespo)