Quem tem os fios oleosos sabe como é difícil mantê-los soltinhos, leves e com volume. E conselhos (nem sempre válidos) não faltam: ensinam você a passar talco, dizem que as hidratações são proibidas Agora, vamos desvendar os principais mitos e verdades sobre o assunto, para que você dê adeus aos fios gordurosos.
Lavar todo dia piora o problema - "Se precisar, lave até duas vezes por dia", diz o médico dermatologista Ademir Jr., de São Paulo.
Xampus para oleosos não funcionam - "Esses xampus contêm lauril, ingrediente que diminui a oleosidade. Escolha os que levam jaborandi, hamamélis, menta e arnica. Para evitar o ressecamento do couro cabeludo, não use diariamente. Alterne esse xampu com outro de uso diário", ensina o especialista.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Cabelo oleoso não precisa de hidratação - Em geral, os fios oleosos têm pontas secas, principalmente os crespos e cacheados. É que as ondas impedem que a gordura se espalhe pelo comprimento, ela fica na raiz. "O ideal é usar máscaras para fios oleosos e aplicar só do meio até as pontas", diz a dermatologista Adriana Vilarinho.
Esfregar o couro ao lavar reduz o problema - Faça uma massagem suave com a ponta dos dedos. Mas não esfregue o couro, para não estimular as glândulas sebáceas.
Quem tem fio oleoso não pode usar leave-in - A oleosidade só piora se o produto tocar a raiz. Mas, se for passado do meio até as pontas, ele aumenta o brilho.