27/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Entenda

30% de todas as mulheres do mundo sofrerão com algum problema relacionado a calvície após os 50 anos

Reprodução/Diana Grytsku/Freepik
Reprodução/Diana Grytsku/Freepik


Nem todo mundo sabe, mas o cabelo envelhece como toda parte do corpo. A ação do tempo faz com que o diâmetro do cabelo diminua, os fios percam a velocidade de crescimento, tornando-se mais secos e quebradiços, além de perderem a coloração natural, o que pode aparentar uns anos a mais do que revela o RG.


A chegada da menopausa em algumas mulheres pode até desencadear a chamada alopecia senil, termo médico utilizado para a temida calvície. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), 30% de todas as mulheres do mundo sofrerão com algum problema relacionado a calvície após os 50 anos de idade.

Entenda a causa

Um estudo divulgado pelo Journal of the American Academy of Dermatology revelou que a mulher fica mais suscetível a ter calvície após a menopausa, porque durante este período os níveis de estrógenos no organismo diminuem.

Álvaro Pereira, angiologista e especialista em LEDterapia capilar, explica de maneira simplificada que o estrógeno é um hormônio com características anabolizantes, ou seja, aumenta a produtividade de algumas células.

As células do folículo piloso que fabricam o pelo, respondem muito bem ao estrógeno. É como se ele fosse um adubo para os cabelos, ou seja, quanto menor a produção do mesmo, mais os cabelos tornam-se fracos, quebradiços provocando a queda.

Formas de tratamento

Para dar uma mãozinha quando o assunto é queda de cabelo na menopausa existem algumas boas opções:

Dermocosméticos capilares

Shampoos, condicionadores e hidratantes capilares de todas as marcas comerciais que se dedicam ao tratamento dos cabelos em envelhecimento contêm concentrações maiores de componentes hidratantes, óleos essenciais, algumas vitaminas e fortalecedores dos fios.

Se for fazer uso desses dermocosméticos, preferir uma marca conceituada ou indicada por um profissional de confiança. Vale optar por produtos que especifiquem no rótulo: tratamento para cabelos envelhecidos, menopausa, cabelos brancos, etc. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige comprovação de eficácia para que o rótulo contenha essas indicações, então é possível confiar.

Multivitamínicos para a terceira idade

Os multivitamínicos para a terceira idade também ajudam bastante. Alguns deles são mais indicados para a pele, unhas e cabelos. Aqui também vale a regra de se atentar à indicação do rótulo.

Minoxidil

A solução tópica de Minoxidil é um dos principais medicamentos recomendados nas diversas formas de queda capilar. Não se sabe exatamente como o Minoxidil consegue estimular o crescimento capilar, ainda que pesquisas tenham comprovado os efeitos satisfatórios do tratamento. Acredita-se que o efeito vasodilatador da droga aumente a taxa de crescimento capilar.

Pesquisas indicam que os pacientes começam a ver resultados com o uso do medicamento entre 6 e 8 semanas, com resposta máxima após 24 meses.

LEDterapia de uso domiciliar no tratamento da queda de cabelo

Uma opção muito interessante que vem ganhando cada vez espaço no mercado é a LEDterapia capilar home-device. Esta tecnologia vem se tornando uma tendência mundial nos tratamentos de diversos problemas capilares.

Os cientistas constataram que a radiação emitida por LEDs estimulam as células tronco do folículo piloso e os fios voltam a crescer plenamente se o uso for contínuo e regrado. P

ara quem pretende investir, o tratamento vem no formato de bonés e capacetes de LED certificados pela Anvisa e com ótimos resultados aos pacientes. Na prática, com apenas 12 minutos diários de uso do boné, ou 7 minutos diários de uso do capacete, o folículo piloso converte a luz vermelha em energia que estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, aumenta a ingestão e otimização de nutrientes no cabelo, resultando em fios mais bonitos, vistosos, encorpados, além de reparar danos, combatendo o ressecamento e a queda capilar.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda
História antivacina vai de medo de virar gado a Osama Bin Laden
26 SET 2020 às 17h08
Absurdo
Casal denuncia grupos que incentivam necrofilia em redes sociais e WhatsApp
26 SET 2020 às 16h11
Anote já!
Transição capilar: 6 dicas preciosas para acelerar o crescimento dos fios
26 SET 2020 às 00h00
Dia Nacional do Rádio
Profissionais de rádio comemoram reinvenção em meio às novas tecnologias
25 SET 2020 às 15h38
Dia do Farmacêutico
Dia Internacional do Farmacêutico: Especialista orienta sobre os principais perigos da automedicação
25 SET 2020 às 10h58
Skincare
Que tal pensar na sua rotina de cuidados com a pele na primavera?
25 SET 2020 às 08h35
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados