Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tire suas dúvidas

Confira cinco verdades sobre o ciclo menstrual

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 mai 2020 às 09:04
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em três fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês. A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa.

Entender o ciclo menstrual é importante porque pode impactar no corpo todo da mulher, desde a cabeça até os pés. Algumas pessoas notam mudanças em seus cabelos, pele, sintomas de doenças crônicas, saúde mental, enxaqueca, ou no modo como elas experimentam as relações em diferentes pontos do ciclo menstrual. Conheça as cinco verdades do ciclo menstrual explicadas pela ginecologista e obstetra Erica Mantelli:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


• Ter relação no período menstrual é mais prazeroso? Pode ser sim, pois há um aumento da irrigação sanguínea na região pélvica, fazendo com que a mulher se lubrifique com mais facilidade, além de ter mais sensibilidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


• É possível engravidar durante a menstruação? Sim é possível, embora seja muito raro. Entretanto, isso acontece principalmente porque a mulher pode ter uma ovulação no final da menstruação (dependendo do ciclo menstrual dela).

• Relação durante a menstruação aumenta o risco de contrair IST? Nesse período, esse risco é realmente maior, pois o sangue contém nutrientes propícios para o crescimento de microrganismos. Contudo, esse risco só existe se a relação for sem proteção, o que não deve acontecer!

• Mulheres que convivem juntas ou próximas geralmente menstruam na mesma época? Parece estranho, mas é bem normal! Isso acontece porque durante a menstruação ocorre uma variação hormonal que em alguns casos é alterada por muitos fatores e, assim, esses hormônios se regularizam.

O ciclo menstrual, também sofre influências do ambiente externo e, por isso, mulheres que convivem juntas, na mesma casa ou ambiente de trabalho acabam tendo a menstruação simultânea.

• O aparecimento de acne é normal durante o período menstrual? Acontece com a maioria das mulheres e se dá em função das alterações hormonais, que fazem com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção. No entanto, a alimentação durante o período menstrual também pode influenciar, pois muitas mulheres exageram nos doces nesse período, o que não é positivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade