Mulher

Confira os benefícios do ômega 3 durante a gestação

30 jan 2020 às 08:56

Manter a saúde em dia é fundamental em qualquer momento da vida, mas principalmente ao longo da gestação. Esse período é determinante para o desenvolvimento saudável do feto e, todo o cuidado deste momento irá refletir nos próximos anos de vida da criança. Por isto, Renato Leça, especialista em nutrologia e consultor da Biobalance, salienta a importância da gestante ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.

O ômega 3 é essencial durante a gestação e sua suplementação muitas vezes é indicada para o desenvolvimento adequado do bebê, especialmente em relação ao sistema nervoso e à saúde ocular, explica o médico.


O tipo ideal deste ácido graxo nesses casos é o DHA, uma vez que, de acordo com Renato, ele faz parte da estrutura da membrana dos neurônios. Desta forma, a ingestão mais indicada por ele é de suplementos a base de DHA em alta concentração. Além de ser indicado para mulheres grávidas, a forma é ideal para as que estão na fase de aleitamento materno.


O especialista recomenda que a suplementação aconteça durante toda a gestação, mas principalmente no primeiro trimestre da gravidez, sempre associado com uma dieta rica em ômega 3.


Após o nascimento, a criança deve ser suplementada através da amamentação, uma vez que o leite materno é rico em DHA, o que contribui para o desenvolvimento cerebral completo. O sistema imunológico também depende de um bom consumo do ácido graxo. Estudos mostram que filhos de gestantes que consumiram ômega 3 durante a gravidez e amamentação, tendem a apresentar um quadro imunológico mais fortalecido.

Um estudo conduzido por Deng et al. (2017) avaliou o efeito da suplementação pré-natal com DHA no leite materno. A amostra foi feita com 409 mulheres, recrutadas no centro de assistência pós-parto durante o primeiro mês. Toda a alimentação e a suplementação com DHA foi acompanhada e, entre o 22º e 25º dia pós-parto, houve a coleta do leite materno das participantes. Os resultados mostraram que a concentração de DHA no leite materno do grupo que recebeu o suplemento diariamente foi significativamente maior em comparação ao outro grupo.


Continue lendo