Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Março Amarelo

Endometriose atinge 10% das brasileiras em idade reprodutiva, segundo Anvisa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 mar 2021 às 16:52
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma doença comum, benigna e crônica que afeta quase que exclusivamente mulheres em idade reprodutiva, de 25 a 35 anos, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É a endometriose, que acomete aproximadamente 10% dessa população, e é lembrada no Março Amarelo, o mês dedicado à conscientização mundial dessa enfermidade.

Segundo definição da biblioteca virtual do Ministério da Saúde, trata-se de "uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a sangrar”.


Entre os sintomas, estão a dor em forma de cólica que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais durante o período menstrual; nas relações; dor e sangramento intestinais e urinários na menstruação e dificuldade de engravidar. "O diagnóstico da doença deve ser feito por meio de investigação detalhada do histórico da paciente”, explica o médico especialista em reprodução humana Vinícius Stawinski.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A endometriose não tem cura, mas há diversas terapêuticas possíveis para amenizar sintomas e devolver qualidade de vida. "Nas apresentações clínicas sintomáticas, que cursam predominantemente com as cólicas intensas, pode-se lançar mão de tratamentos clínicos como uso de hormônios e até mesmo proceder à cirurgia, dependendo do caso e de cada mulher. A avaliação deve ser feita por um profissional especializado e o tratamento decidido em consenso com a paciente. Quando a apresentação clínica se dá pela infertilidade, o tratamento mais efetivo passa a ser recorrer às técnicas de reprodução assistida”, pontua Stawinski.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


"Como a infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose, a grande possibilidade para quem está com dificuldade em engravidar é a Fertilização In Vitro (FIV). Segundo a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, a FIV não prejudica a doença, pois o estímulo ovariano é feito por um período de tempo curto e não é suficiente para fazer os implantes de endometriose crescerem a ponto de mudarem o panorama anterior”, comenta o especialista.


Saiba mais
Ainda ficou com dúvidas a respeito de endometriose e reprodução? O assunto foi tema de uma live do dr. Vinícius Stawinski com o dr. José Vitor Zanardi, especialista em endometriose que atualmente faz pesquisas na Austrália. A conversa está disponível no Instagram


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade