Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estilo de vida saudável

Gestação saudável diminui risco de filhos terem obesidade no futuro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 mar 2021 às 17:44
- Istock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Existem hábitos essenciais que precisam ser inseridos em nossa rotina para garantir uma boa saúde a longo prazo, como uma dieta balanceada, a prática diária de exercícios físicos, etc. Porém, de uns anos para cá, a ciência vem descobrindo que nosso quadro geral de saúde também é determinado pelo tipo de gestação que tivemos, então muitas pessoas possuem uma tendência maior de desenvolver certos tipos de doenças, porque passaram por uma gestação mais delicada.

Esta teoria foi ainda mais reforçada após estudo realizado pela Universidade de Lund, na Suécia, onde foi observado que as gestantes que seguiram todos esses hábitos saudáveis durante o período de gestação não só tiveram uma gestação mais tranquila, como também contribuíram para que o embrião ficasse com um metabolismo mais regulado. Até mesmo o ganho de massa muscular dos filhos durante o crescimento também é determinado pela gestação, segundo o estudo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pesquisa foi realizada apenas com gestantes consideradas obesas, ou seja, que já ultrapassaram o Índice de Massa Corporal adequado, onde mais de 400 mulheres foram submetidas a uma rotina mais saudável, com atividades físicas e alimentação controlada. No final, através do sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos, foi possível detectar qualquer alteração epigenética no bebê. Assim, foi descoberto que todos tiveram mudanças positivas nos genes do metabolismo e nos genes responsáveis por desenvolver o tecido adiposo (massa muscular).

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


O mais interessante é que apenas um desses hábitos já garantiu um resultado igualmente positivo. As gestantes que levaram apenas uma alimentação saudável e as que apenas se exercitaram durante a gestação tiveram filhos com as mesmas alterações daquelas que fizeram ambos. Isso mostra que não é preciso adotar um rotina muito rigorosa para garantir uma gestação saudável.


Estabelecer esses hábitos em nossas vidas é algo muito simples, mas é importante que toda gestante mantenha o acompanhamento médico em dia e consulte a opinião de um profissional antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou rotina de exercícios. Existe toda uma equipe qualificada para acompanhar gestantes, composta por profissionais da
faculdade de enfermagem, nutricionistas, obstetras e outros.

É válido enfatizar que esses hábitos são recomendados para qualquer pessoa, independentemente de ser mulher ou gestante. Quanto mais cedo eles forem integrados em sua vida, maiores os benefícios que serão colhidos no futuro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade