Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Nutricionista indica alimentação que ajuda na TPM

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 dez 2019 às 10:12
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todo mês, mulheres em idade fértil apresentam sintomas físicos ou psíquicos da Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM. Essa alteração de humor, normalmente, aparece na semana que antecede a menstruação, interrompendo nos primeiros dias após o início do sangramento.

Segundo Flavia Terciano, nutricionista da Clínica de Nutrição da Universidade UNG, alguns aspectos nutricionais devem ser considerados juntamente à avaliação da TPM. "Deve-se avaliar o uso de cafeína, de sal, de álcool e ajustar a alimentação para evitar deficiências nutricionais", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Consuma:

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


Alimentos ricos em L-triptofano: banana, nozes, leguminosas (feijões, lentilha), aveia, abacate e mel: auxiliam no combate à irritabilidade, fadiga, insônia, compulsão alimentar, por doces principalmente, pois são precursores da serotonina, hormônio conhecido por trazer sensação de bem-estar e felicidade. Pensando ainda nos precursores da serotonina, são indicados alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como linhaça, semente de girassol e cereais integrais.

Publicidade


Aumentar o consumo de água: o período da TPM pode gerar inchaço, proveniente da retenção de líquidos. Uma boa dica é preparar uma receita de água saborizada (incluir rodelas de frutas na água) e consumir bem gelada.


Alimentos anti-inflamatórios: são muito importantes, já que auxiliam na diminuição das cólicas menstruais, dores de cabeça e nos seios. Alimentos que podemos incluir são: ômega 3,6,9 (oleaginosas, cereais integrais e peixes como o salmão).

Publicidade


Evite o consumo:


Cafeína: evite ingerir café, refrigerantes, alguns tipos de chá como chá preto e chá verde e bebidas energéticas, pois essas aumentam o hormônio do estresse e diminuem a produção de serotonina, causando tensão, irritabilidade e estresse.


Sódio: está presente nos alimentos industrializados, sal de adição, conservantes, etc. Podem contribuir para a retenção hídrica, o inchaço característico desse período (principalmente nos pés e pernas) e a sensação de ganho de peso.

Evite o excesso de álcool. A bebida pode provocar desidratação e aumentar a eliminação de nutrientes importantes, inclusive para amenizar os sintomas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade