Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Adaptação

Pandemia de coronavírus afeta rotina de trabalho de mulheres

Folhapress
08 mar 2021 às 16:44
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A pandemia de Covid-19 atingiu milhões de trabalhadores no Brasil, deixando como saldo preliminar uma taxa de 14% da população desempregada. O índice de desocupação é recorde e explicita desigualdades de gênero, mostram dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As mulheres lideram a taxa de desocupação: em setembro (dados mais recentes), 16,9% delas estavam sem trabalhar, contra 11,8% dos homens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A discrepância pode ser explicada ainda por outros dados. Mulheres que têm filhos com até três anos têm menos chances de estarem trabalhando: apenas 54,6% delas estão empregadas, contra 67,2% das que não têm filhos até esta idade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


A empregada doméstica Maria Margareth da Silva Pereira, 41 anos, trabalha há cerca de 20 anos para a mesma família e conta que a pandemia mudou drasticamente a sua rotina.

Publicidade


Ela, que percorre cerca de 50 km todos os dias entre Franco da Rocha (Grande SP), onde mora, e a Vila Mariana (zona sul), conseguiu negociar a flexibilidade da jornada com os patrões.


"Quando a pandemia ficou mais séria, entre março e abril do ano passado, reduziram os dias em que ia trabalhar, e depois parei de ir", explica. "Continuaram me pagando normalmente e foi por isso que consegui me manter. Conforme o passar das semanas, fui voltando gradualmente",diz.

Publicidade


A empreendedora Erika Fernanda de Lima Apalosqui, 39 anos, também precisou se adaptar. A pandemia, mesmo com seus revezes, fez com que ela mudasse o rumo do seu negócio.


Formada em administração, ela deixou a carreira no meio corporativo para acompanhar o marido numa transferência de emprego, em 2014. Na cidade nova, descobriu a confeitaria como paixão e como forma de complementar a renda da família. Começou a fazer bolos e doces e viu ali uma possibilidade de negócio.

Publicidade


Dois anos depois, ao retornar a São Paulo, decidiu abrir o atual ateliê de doces com a mãe e a tia, em Santana (zona norte).
"Não tínhamos capital de giro, a não ser R$ 100 que cada uma colocou. A princípio, nosso foco eram bolos, doces, decorações e lembrancinha de festa", explica. "Vimos que precisávamos ampliar nossos serviços, e foi quando começamos a trabalhar com buffet. Chamamos outra tia e, então, agregamos mais um item, o serviço de marmitas."


Erika diz que, com a pandemia e o crescimento do trabalho remoto, as refeições congeladas tornaram-se o carro-chefe da empresa. "A gente precisa se reinventar, com muita dedicação, persistência e fé. Estamos sempre buscando alternativas para melhorar e, graças a Deus, temos tido um retorno muito positivo", comemora.

A doméstica Margareth, que tem um filho de 16 anos, também tem otimismo, apesar das dificuldades. "Tenho um filho de 16 anos e fiquei em casa com ele, que teve aulas online. Foi um período que nunca havíamos tido, foi muito proveitoso."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade