Muitas mulheres brasileiras têm dúvidas na hora de cuidar dos fios. Boa parte delas costuma assistir a tutoriais de hidratação capilar e partir para a prática, mas o resultado pode não ser o esperado. Óleo de coco, banana e óleo de rícino são algumas das receitas mais usadas na vida das mulheres que buscam o cabelo dos sonhos, mas especialistas garantem que esses ingredientes fazem parte do grupo do "barato que sai caro".
De acordo com o hairstylist e colorista Bruno Oliver, à frente do Oliver Salon, a primeira coisa que se deve fazer na hora de hidratar os fios é entender o seu tipo de cabelo. "A escolha da máscara de hidratação deve ser guiada pelo tipo de cabelo que a mulher possui. Não adianta para uma mulher que tem cachos utilizar uma máscara para cabelos lisos. É mais provável que a máscara não faça nenhum efeito, mas há a possibilidade de agressão ao cabelo, dependendo da composição do produto", esclarece Bruno.
O segundo passo na hora de tratar os fios é entender o cuidado que ele precisa. "As necessidades do cabelo variam de pessoa para pessoa. É mais provável que um cabelo que possua progressiva necessite mais de uma reconstrução do que um cabelo com mechas. Recomendo que a mulher procure um profissional que diga a ela sobre o que o seu cabelo precisa. Geralmente, cabelos maltratados precisam de uma boa máscara de hidratação, mas em alguns casos o cronograma capilar é o mais indicado para recuperar os danos", diz o hairstylist.
Leia mais:
Sobre as jazidas de gás, 1.200 mulheres mantêm viva a cultura do babaçu
Mulheres não são governadas por hormônios, mas menopausa afeta o cérebro, diz pesquisadora
Entenda as diferenças entre perimenopausa e menopausa
Uma em cada quatro pessoas no Brasil conhece vítimas de violência doméstica, diz Datafolha
A frequência do uso da máscara de hidratação irá depender do estado do cabelo. "Recomendo que a mulher utilize sua máscara no banho, logo após o enxágue do xampu e antes do condicionador. Um erro muito constante das mulheres é passar a máscara depois de finalizar a limpeza com condicionador. Esse produto fecha as cutículas dos cabelos, não permitindo a entrada da máscara hidratante. A frequência de hidratações também depende. Se o cabelo está muito opaco, sem brilho e ressecado, recomendo a utilização da máscara duas vezes na semana, em dias alternados. Se a utilização do produto for apenas para manutenção do brilho, a aplicação de 15 em 15 dias já é suficiente", explica o especialista.
Para aquelas que gostam de manter os fios sempre hidratados e brilhosos, Bruno também indica um produto para a mulherada carregar na bolsa. "Óleos capilares são ótimos restauradores de brilho. Além de não serem tão caros, os óleos trazem de volta a água e a saúde dos fios. A dica para quem quer ter um resultado mais rápido é aplicar bastante óleo no cabelo de noite, para lavá-lo de manhã. O resultado será visivelmente superior ao dia anterior", conclui Oliver.