Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Veja quais são os cuidados necessários às gestantes em tempos de pandemia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 mai 2020 às 09:22
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, se espalhou rapidamente pelo mundo. Diante de toda a situação caótica que se instalou, o setor de obstetrícia, assim como os demais, vem adotando medidas e cuidados com as gestantes a fim de um melhor cuidado.

A obstetrícia é um serviço essencial nas unidades hospitalares. Flávia do Vale, gestora de Obstetrícia do Hospital Icaraí, afirma que não há evidências científicas de que as mulheres grávidas sejam mais vulneráveis à Covid-19 ou às suas consequências.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Flávia, as gestantes parecem ter o mesmo risco que as adultas que não estão grávidas. Todavia, ressalta que tanto a grávida como o recém-nascido têm o sistema imunológico mais frágil, o que gera um risco potencial maior de desenvolver complicações respiratórias mais graves mesmo quando se trata de uma gripe comum.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


"O coronavírus não foi detectado nem no líquido amniótico e nem no leite materno. Por isso, a transmissão do vírus da mãe para filho durante a gestação é improvável, mas, após o nascimento, um recém-nascido é suscetível à disseminação de pessoa para pessoa", esclarece.

Publicidade


A obstetra avalia que as gestantes, mais do que nunca, mesmo em meio à pandemia, devem manter o seu pré-natal e exames de ultrassom. Porém, só devem procurar o hospital em casos de emergência. "Antes de se dirigir a um hospital, elas devem consultar o seu médico assistente do pré-natal que muitas vezes podem esclarecer dúvidas e até mesmo examiná-las em seu próprio consultório. O número de consultas pré-natais devem ser diminuídas e podem ser realizadas remotamente", pontua.


Atenção frequente com as gestantes

Publicidade


Flávia afirma que, enquanto estiverem no hospital, as gestantes só terão direito a apenas uma companhia, não sendo possível a presença de familiares ou amigos, e esse cuidado deve ser mantido quando a paciente for para casa.


"As cesarianas continuam sendo agendadas normalmente no hospital, pois não podem esperar o fim da pandemia. Os bebês são examinados no próprio quarto e são transportados no elevador apenas na presença da enfermeira e do responsável", esclarece.

Publicidade


De acordo com Flávia, como o coronavírus transmite em uma fase onde as pessoas ainda não manifestaram sintomas, as mães devem lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, mesmo nos casos suspeitos, deve ser incentivada a amamentação, devido aos seus muitos benefícios, incluindo o fornecimento de anticorpos ao bebê para ajudar no combate a infecção. "Nesses casos oferecemos às mães o à companhia da gestante equipamentos de proteção para evitar a transmissão para o bebê", afirma.


Dentre as medidas do Hospital Icaraí para minimizar os riscos das gestantes, Flávia destaca a suspensão dos fotógrafos de parto, doulas, cirurgias eletivas, curso de gestante e visitas guiadas a maternidade a fim de reduzir de forma significativa a circulação de pessoas. Máscaras são oferecidas a todos os pacientes com sintomas gripais, além de ser disponibilizado álcool gel por todo hospital, assim como equipamento de proteção para todos profissionais da saúde com treinamento seguro e adequado.

"Reservamos, também, as áreas de isolamento para pacientes suspeitos e confirmados desde a emergência, berçário, sala cirúrgica, unidades de terapia neonatal, centros de terapia intensiva e andar de internação. Nossos consultórios são exclusivos para gestante com aparelho de ultrassom. Designamos uma equipe exclusiva e dedicada de funcionários para cuidar de pacientes em salas e áreas de isolamento para controle de infecção. Também foi instituído protocolo rigoroso de descontaminação ambiental dos consultórios, áreas comuns e equipamentos", explica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade