28/10/20
PUBLICIDADE
Dinheiro e carreira

11 dicas que todo jovem precisa saber ao começar no primeiro emprego

A relação dos jovens com o dinheiro não é nada simples, sobretudo quando se trata da população negra e das camadas mais pobres da sociedade.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Atenta a essa realidade, a economista Gabriela Mendes Chaves criou a NoFront - Empoderamento Financeiro, uma plataforma para compartilhar educação financeira e temas relacionados ao dinheiro com quem mais precisa, ou seja, a população vulnerável.

A especialista acredita que a educação financeira é fundamental desde a infância para que, no momento de ingresso no mercado de trabalho, o jovem possa realizar boas escolhas.

De acordo com Gabriela, nessa etapa, muitos jovens não possuem uma reserva financeira. Quando começam a trabalhar, acabam se endividando para comprar, por exemplo, roupas para o trabalho. Quando esse tipo de dívida é contraída, ela aconselha: "É importante realizar um plano de pagamento das dívidas que seja compatível com a realidade”.

Um estudo feito pela empresa de pesquisa em tendências Trendsity revelou que a inexperiência é o principal motivo para os jovens não conseguirem o primeiro emprego. Você deve estar se perguntando: "como eu vou ter experiência se nunca trabalhei?".

A experiência mencionada acima está relacionada não ao tempo que você se dedica para determinada função. Na verdade, ela diz respeito a algumas habilidades importantes que podem fazer com que você se destaque no mercado. Para que o jovem tenha uma boa experiência no primeiro emprego, a economista elencou 11 informações muito importantes. Confira:

Estudar é sempre o melhor caminho

Para adquirir a experiência necessária para conseguir o primeiro emprego, você precisa estudar. Nesse caso, a gente não está se referindo apenas ao obrigatório, aquele ofertado pelas escolas de educação básica.

Também é importante que você adquira novos conhecimentos para ampliar suas habilidades. Faça cursos na área de administração, contabilidade e empreendedorismo. Eles farão com que você compreenda como é a rotina de uma empresa.

Existem muitos cursos pagos ou gratuitos e presenciais ou à distância de ótima qualidade. Todos eles são válidos, portanto, escolha um que caiba no seu bolso e que se adeque à sua disponibilidade de tempo.

Aprenda um novo idioma

Com o processo de globalização, que ganhou força a partir da década de 1990, o Brasil conta com a presença de importantes empresas multinacionais. Diante dessa realidade, falar outro idioma é uma necessidade se você pretende conquistar o primeiro emprego.

Além do inglês e do espanhol que, de longe, são os idiomas mais frequentes no mercado de trabalho, outras línguas podem fazer diferença em processos seletivos. Algumas delas são o francês, japonês, italiano, alemão, coreano e chinês.

Não tem dinheiro para fazer cursos? Esse não é problema. No YouTube, Instagram e outros aplicativos, você encontra uma série de aulas gratuitas e de qualidade. Suas aulas podem começar, inclusive, depois que você terminar de ler esse artigo.

Faça trabalhos voluntários

Certamente você tem uma série de habilidades, certo?! Então use cada uma delas a seu favor. Sabe mexer no computador? Então dê aulas de informática para um grupo de pessoas mais velhas que está aprendendo agora a lidar com a tecnologia.

Procure por ONGs (Organizações Não Governamentais) próximas a você e ofereça trabalho em troca de aprendizado. O importante é mostrar que você tem interesse em aprender e se aperfeiçoar em diversas áreas.

Faça um bom networking

Networking? O que é isso? Provavelmente, você já até pratica networking, mas ainda não deu nome aos bois. Esse nome nada mais é do que uma rede de contatos que você cria para ampliar suas chances de conseguir o que deseja.

Fale com amigos, familiares, professores, entre outras pessoas próximas a você. Fale sobre seu desejo de trabalhar e exalte suas qualidades. Com isso, as pessoas lembrarão do seu nome se alguma oportunidade de emprego surgir.

Cuide de suas redes sociais

O ideal é deixar seus perfis no Facebook, no Instagram e em outras redes sociais fechados. No entanto, se você preferir torná-los públicos, é importante tomar cuidado com as fotos e publicações que compartilha.

A imagem nas redes sociais diz muito sobre as pessoas. Não é à toa que os profissionais de RH (Recursos Humanos) pesquisam como os candidatos se comportam na internet. Caso eles identifiquem que a exposição é negativa, essa impressão pode excluir a pessoa da vaga.

Organize seu currículo

O currículo é o seu principal cartão de visitas. É por meio dele que a empresa terá o primeiro contato com você. Tome cuidado com erros de português e apresentação das suas qualificações, formação e competências.

Cursos de idiomas e ligados à área de informática são sempre bem-vindos. O importante é você ser sincero em relação ao nível de conhecimento. Se você não é fluente em inglês, por exemplo, não tenha medo de mencionar que está no nível básico ou intermediário.

Cadastre seu currículo em sites de vagas

Na internet, você encontrará uma série de sites que divulgam vagas de emprego. Muitos deles contam com versões gratuitas. Cadastre seu currículo e não deixe de acompanhar a página com frequência.

Preste atenção em um detalhe: não adianta somente se cadastrar nesses sites. Você precisa saber quais vagas lhe interessam e clicar no campo correspondente para candidatura.

Foi chamado para a entrevista? Seja você mesmo!

A entrevista de emprego sempre causa ansiedade e aquele frio na barriga. Essa sensação é completamente normal e vivenciada por todo mundo, até por quem já trabalha há anos.

Todos que disputarão a vaga com você estarão nervosos. A equipe de RH costuma saber disso e fará de tudo para criar um ambiente tranquilo e acolhedor. Portanto, respire fundo e seja você mesmo.

Além disso, lembre-se de que honestidade e transparência são fundamentais. Não force uma situação ou um comportamento que não tenha nada a ver com você. Caso alguém faça uma pergunta sobre algo que você não conhece, fale que não sabe.

Seja otimista

Na hora da entrevista, por mais que você esteja ansioso, procure sempre mostrar segurança e otimismo. Para isso, pesquise antes sobre a empresa, procure entender como é a rotina de trabalho.

Essas informações vão te deixar mais confortável, já que você terá uma noção do ambiente que te espera. Demonstre interesse pelos valores da empresa e desejo de crescer com ela, dando seu melhor.

Aceite trabalhar em empregos temporários

Os empregos temporários podem ser a porta de entrada para outros trabalhos. Algumas empresas, em épocas de grandes movimentos, como datas comemorativas e férias, costumam ofertar uma quantidade considerável de vagas.

Quem sabe, se você demonstrar proatividade, a empresa não te contrata para um cargo efetivo? É importante estar disposto a começar. Afinal, em 30 dias de contrato temporário, muitas coisas boas podem surgir. Networking, lembra?!

Esteja sempre disposto a aprender

Todas as profissões passam por constantes mudanças. Você deve ser capaz de acompanhá-las para ser valorizado em seu emprego. Fique por dentro das notícias sobre economia, sociedade, meio ambiente, tecnologia entre outros assuntos.

Esses assuntos estão interligados e devem fazer parte do seu dia a dia. A gente já disse, mas é bom repetir: seja humilde e proativo. Mostre que você tem vontade de aprender. Seu esforço, foco e dedicação te levarão longe.

Preparado para conquistar o primeiro emprego? Então comece hoje mesmo a colocar em prática essas informações que compartilhamos com você. Todas as pessoas que hoje ocupam grandes cargos deram o primeiro passo, assim como você dará o seu.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Perdeu o emprego?

Confira dicas de como ter sucesso para voltar ao mercado de trabalho

28 OUT 2020 às 15h52
Violência-Doméstica

SP tem ao menos 5.000 casos de violência contra crianças na pandemia

28 OUT 2020 às 11h00
Confira este guia!

Salve seu cabelo em um mês com cronograma capilar

28 OUT 2020 às 10h28
Fique atento!

Fumar e beber em excesso aumenta o risco de câncer de garganta

28 OUT 2020 às 10h03
Segundo estudo

Maioria das mulheres negras não exerce trabalho remunerado

28 OUT 2020 às 09h10
Aprenda sozinha

Yoga em casa: veja seis dicas de como começar a praticar

27 OUT 2020 às 16h06
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados