Para garantir a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e impactado pela pandemia, as empresas precisam se reinventar e acompanhar o avanço da tecnologia a fim de otimizar a produtividade e melhorar o fluxo de trabalho. De acordo com estudo global feito pela IFS, fornecedora de soluções de software corporativo, 52% das empresas afirmam que aumentarão seus gastos com transformação digital (TD). Já em uma pesquisa realizada pelo CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), 23,7% das empresas respondentes concordam que a TD se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico.
A importância do marketing e da inovação para a digitalização dos negócios foi tema de webinar realizado pela Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio). O evento contou com a participação do líder de produto da OLX, Helder Alves; co-fundador da Cursos PM3, Bruno Coutinho; Isabela Lima, gerente de produto da PicPay; e o diretor de produtos da Quanto.
De acordo com os especialistas, algumas iniciativas são imprescindíveis para um negócio digital dar certo. São elas:
Leia mais:
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Cantora revela que parou de sorrir por excesso de botox: 'Preciso de ajuda'
Esconder o celular por medo de roubo vira regra em espaços públicos de Londres
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
·Criar um plano estratégico;
·Levantar hipóteses, fazer testes e experimentações antes de lançar algo no mercado;
·Criar um produto ou serviço viável, eficiente e que atraia os consumidores;
·Identificar o comportamento, os canais usados e as expectativas dos possíveis usuários do produto ou serviço;
·Ter uma equipe capacitada e preparada para lidar com o mercado;
"As empresas têm que investir na experiência do consumidor, pensar na necessidade real do seu usuário e também contar com profissionais qualificados”, resume Coutinho da PM3.