Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pandemia

7 dicas para economizar evitar endividamento com alimentação

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 abr 2021 às 16:41

Compartilhar notícia

- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em março, a inadimplência se manteve estável em torno de 61,1 milhões de pessoas, mas, cerca de 67,3% das famílias estavam endividadas, conforme dados da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor). A Já a última pesquisa da Serasa sobre o tema, divulgada em outubro, mostrou que o desemprego era a principal causa do endividamento (40%), seguido pela desorganização financeira (14%) e compras do dia a dia (11%).


Para a educadora em finanças pessoais, Carol Stange, o endividamento das famílias por conta de compras de itens básicos do dia a dia é um alerta. "Quando a compra de mantimentos se torna a causa de endividamento, precisamos ficar atentos, visto que quando as pessoas estão sem dinheiro, a última coisa que elas deixam de pagar são as contas básicas”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A especialista afirma que vivemos um momento difícil por conta da pandemia da COVID-19, e qualquer tipo de economia que for possível colocar em prática, pode ajudar muito no final do mês. Por isso, a seguir, ela contribui com dicas para evitar endividamento com a compra de alimentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acusado de assassinato

Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione

Imagem de destaque
Brasil

Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm

Imagem de destaque
Polêmica

Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia

Imagem de destaque
Alistamento não obrigatório

Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025


Anote todos os seus gastos – Você sabe exatamente qual o valor mensal de suas despesas com alimentos e demais itens da dispensa? Se respondeu não a essa pergunta, a sugestão é fazer um controle que inclua até mesmo os pequenos gastos, como a padaria.

Publicidade


Defina prioridades para as compras de alimentos - A compra mensal pode ser uma opção interessante para produtos de higiene, limpeza e cerais que têm prazos de validade mais longos. Para alimentos frescos, programe uma compra semanal e reflita sobre qual é o melhor dia para comprar. Crie o hábito de identificar os alimentos necessários para preparar as refeições da semana. Antes de ir ao supermercado, confira os itens que faltam na geladeira e na dispensa. |Use a calculadora do celular para ir somando cada item que você coloca dentro do carrinho para facilitar o controle dos gastos antes de chegar ao caixa.


Pesquise preços e aproveite promoções - Existem aplicativos na internet que facilitam a pesquisa e a comparação de preços em supermercados em todo o país. Essa dica vale para qualquer produto que você costuma comprar, inclusive medicamentos. O varejo costuma fazer promoções. Comprar 3 caixas de sabão em pó numa oferta "leve 3 e pague 2” gera uma economia de 33%. Já reparou que muitos produtos de limpeza têm uma versão em embalagem fácil de usar e outra em refil, em formato tipo sachê? A dica é guardar a embalagem vazia e, na hora de repor, comprar o refil, que custa menos.

Publicidade


Espaço para novas marcas - Experimente novas marcas, em especial, as marcas próprias das redes de supermercados. Você pode se surpreender com a qualidade similar e o preço inferior ao de produtos já consolidados.


Alimentos da estação - Frutas e hortaliças custam menos, são mais fresquinhos e nutritivos conforme a estação em que são colhidos. Aproveite cada temporada para diversificar o cardápio da família.


Programas de fidelidade e cartões de descontos - Muitas lojas têm cartão de crédito próprio e que oferecem descontos. Vale à pena, se os cartões forem isentos de cobrança de anuidade. Também oferecem pontos que são acumulados e depois podem ser trocados por crédito no caixa, prêmios ou descontos em produtos. É sempre uma chance de economizar, mas nem por isso vale a pena concentrar suas compras ali. Pesquise!

Fique de olho no caixa - Não é raro o preço do caixa ser diferente daquele mostrado na prateleira, principalmente quando o produto está em promoção. Então, acompanhe o registro de cada produto e fique atento ao valor mostrado no visor. Em caso de divergência, peça a correção


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo