Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Especialidades

7 mitos e verdades sobre a atuação do médico Otorrinolaringologista

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 mar 2021 às 15:17
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


No dia 3 de março, é celebrado o Dia Nacional do Otorrinolaringologista, profissional cujo nome é difícil de falar ou soletrar, porém essencial na vida de crianças, jovens e adultos. A especialidade famosa por cuidar do nariz e garganta também é responsável por muitos outros tratamentos ligados à cabeça e pescoço, desde plásticas faciais até as sequelas de Covid-19, no qual nove em cada dez pacientes com casos leves perdem o olfato e o paladar, de acordo com um estudo publicado no Journal of Internal Medicine.

Você sabe quando procurar um especialista? Para esclarecer algumas dúvidas, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) preparou uma lista com 7 mitos e verdades sobre a atuação do otorrinolaringologista. Confira!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Peguei Covid-19, não sinto gosto ou cheiro de nada, e posso tratar sozinho estas sequelas.

Mito. É muito importante que o paciente pós-Covid-19 procure um médico otorrinolaringologista para aumentar a chance de retorno completo da capacidade de sentir aromas e sabores. Além da terapia olfatória (estimular o nariz com odores específicos, por um tempo e frequência determinados), na grande maioria dos casos, são utilizados também medicamentos para reduzir a inflamação causada pelo vírus e facilitar a regeneração dos neurônios olfatórios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ


Há alguns dias eu não sinto gosto e nem cheiro de nada. Deve ser Covid-19.

Mito. A dificuldade em sentir cheiros e sabores não é um sintoma exclusivo da Covid-19. Existem diversas doenças - inclusive tumores - que causam a diminuição ou perda de olfato e paladar. Em uma consulta com um otorrino, o paciente será orientado quanto à causa do problema e receberá orientações para o tratamento adequado.

Publicidade


Otorrinolaringologia é uma especialidade nova.

Mito. A especialidade de otorrinolaringologia surgiu no Brasil em 1911 e em 1938 aconteceu o 1º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, um primeiro passo para organização da especialidade em âmbito nacional.


Otorrino cuida da Medicina do Sono.

Verdade. Otorrinolaringologista é o médico indicado para a realização do diagnóstico e tratamento dos distúrbios relacionados ao sono, como ronco e apneia.

Publicidade


Otorrino é uma modalidade com várias especialidades.

Verdade. Entre as especialidades estão: Estética Facial (cirurgias estéticas de nariz, ouvido e face), Medicina do Sono, Otologia (cuida das doenças de ouvido), Otoneurologia (distúrbios do labirinto), Rinologia (doenças nasais), Estomatologia (doenças relacionadas à boca), Laringologia (doenças da laringe), Otorrinolaringologia Pediátrica (alterações que ocorrem na infância), entre outras.


O check-up no otorrinolaringologista deve ser anual.

Verdade. O check-up anual com o médico otorrino ajuda na prevenção de doenças, principalmente dos pacientes de maior risco (como os tabagistas e portadores de doenças crônicas).


A ABORL-CCF possui uma rede social voltada para pacientes.

Verdade. Lançado recentemente, o canal @otorrinoevoce tem como objetivo alertar, informar e esclarecer dúvidas da população brasileira em relação às doenças da área otorrinolaringológica, como amigdalites, implantes, tipos de exames e medidas preventivas.

Sobre a ABORL-CCF

Com mais de 70 anos de atuação entre Federação, Sociedade e Associação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica Brasileira (AMB), promove o desenvolvimento da especialidade através de seus cursos, congressos, projetos de educação médica e intercâmbios científicos entre outras entidades nacionais e internacionais. Busca também a defesa da especialidade e luta por melhores formas para uma remuneração justa em prol dos mais de 8.500 otorrinolaringologistas em todo o país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade