Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conscientização

9 entre 10 mulheres são assediadas ou incomodadas por meio de ligações e mensagens de celular no BR

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 mar 2020 às 10:45
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nove entre 10 brasileiras são assediadas ou incomodadas por meio de ligações telefônicas ou mensagens, sendo que uma a cada oito recebe conteúdo sexual ou impróprio. É o que revela a nova edição do relatório Truecaller Insights, elaborado pelo Truecaller - aplicativo gratuito que permite detectar e bloquear números indesejados - com base em pesquisa realizada em países como Brasil, Colômbia, Índia, Egito e Quênia.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, 8 de março, e promover a conscientização sobre o tema, o Truecaller também acaba de lançar uma campanha em vídeo. O material reúne depoimentos reais de mulheres que sofreram com esse tipo de abuso. De acordo com a pesquisa, apenas 8,3% das brasileiras identificam abordagens desse tipo como situações de assédio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O estudo também indica que esses casos são mais comuns nas regiões metropolitanas. Os Estados mais afetados pelo problema são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. No Brasil, 56% das chamadas de assédio são de origem desconhecida, enquanto 27% são feitas por indivíduos que cumprem pena dentro de presídios. Segundo o estudo, muitos detentos costumam fazer ligações aleatórias quando conseguem acesso a um celular e, ao serem atendidos por mulheres, tentam assediá-las.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


Reação ao assédio

Publicidade


Outro aspecto investigado pelo estudo do Truecaller foi a reação das brasileiras nos momentos em que são assediadas, principalmente diante de insinuações com caráter sexual. Segundo a pesquisa, os sentimentos relatados foram: irritação (55%), raiva (46%), medo (14%), ansiedade (13%) e preocupação (9%). Entretanto, apenas seis em cada dez mulheres costumam tomar alguma providência diante do problema.


Entre as mulheres que afirmaram terem tomado alguma medida, 70% bloquearam o número de quem as incomodava, enquanto 53% apenas ignoraram as chamadas e mensagens. Alterar a configuração do telefone para bloquear chamadas desconhecidas foi a opção para 31%. Já 15% pediram ajuda de suas respectivas operadoras. Apenas 6% denunciaram o problema às autoridades.

Publicidade


Cenário internacional


Nos outros países onde o estudo do Truecaller foi realizado, foram identificados os seguintes aspectos:

Publicidade


Chamadas de assédio


• Colômbia: 6 entre 10 mulheres

Publicidade


• Egito: 9 entre 10 mulheres


• Quênia: 9 entre 10 mulheres

Publicidade


• Índia: 8 entre 10 mulheres


Chamadas e mensagens de cunho sexual

Publicidade


• Colômbia: 1 entre 10 mulheres


• Egito: 1 entre 3 mulheres


• Quênia: 1 entre 5 mulheres


• Índia: 1 entre 5 mulheres


Mulheres que identificam a situação como assédio


• Colômbia: 17%


• Egito: 35%


• Quênia: 11%


• Índia: 58%


Origem das chamadas


• Colômbia: 85% desconhecida e 6% conhecida


• Egito: 98% desconhecida e 1% conhecida


• Quênia: 53% desconhecida e 47% feitas por detentos


• Índia: 76% desconhecida e 4% conhecida


Metodologia


Essa pesquisa foi conduzida pelo Truecaller com o apoio da Ipsos na Índia, Brasil, Colômbia, Egito e Quênia. A Ipsos utilizou uma abordagem móvel para coleta de dados e o mesmo questionário foi usado em todas as regiões investigadas. Porém, em países como Brasil, Colômbia e Egito, o questionário foi traduzido para o idioma local com pequenos ajustes de localização.


A pesquisa foi realizada no período de 22 de novembro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020. O tamanho da amostra variou de mil a 3324 mulheres para cada mercado na faixa etária de 18 a 40 anos e mulheres nas classes socioeconômicas A, B, C1 e C2.

Todas as entrevistas pessoais não foram escritas e foram localizadas. Algumas entrevistadas receberam uma pequena taxa de gratuidade para cobrir as despesas de viagem e o tempo gasto. Algumas também optaram por permanecer anônimas com o intuito de proteger a sua identidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade