Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Once in a Blue Moon'

A Lua realmente vai mudar de cor no Halloween? Entenda o fenômeno da 'Lua Azul'

Giulia Vibosi - Estagiária*
30 out 2020 às 16:45
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você já ouviu falar do fenômeno da Lua Azul? A Lua Azul, que neste ano está prevista para acontecer no dia 31 de outubro, promete chamar a atenção de quem curte o Halloween. A Lua Azul não aparece com frequência e, por isso, ela ganhou até um ditado. A expressão utilizada pelos nortes americanos "once in a Blue Moon”, que traduzida significa "uma vez a cada Lua Azul”, se refere quando ocorre fenômenos raros. Segundo o site especializado Time and Date, entre os anos 1550 e 2650 são esperadas 456 luas azuis. Em outras palavras, ela acontece a cada dois ou três anos e é facilmente vista ao olho nu.


De acordo com Miguel Moreno, coordenador do Gedal (Grupo de Estudos e Divulgação de Astronomia de Londrina), a Lua Azul é um termo criado para caracterizar quando tem uma segunda lua cheia no mesmo mês. "As fases da lua ela se repetem a cada 29 dias e pouquinho. Então, se você tem registro de uma lua cheia bem no comecinho do mês, pode acabar ocorrendo de no final você ter uma segunda lua cheia. Para esta segunda lua cheia deu-se este nome de Lua Azul”, explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muito famosa, a Lua Azul já marcou presença nas salas de cinemas. No filme Smurf, lançado em 2011, mostra seus personagens serem transportados para Nova York no Festival da Lua Azul, a noite mais "smurf” do ano. Mas se engana quem pensa que a lua vai mudar de coloração. Miguel esclarece que "não muda em nada como outra lua cheia qualquer. As pessoas falam ‘ah, mas vou ver ela meio azulada’. Vai ver a lua do mesmo jeito, não tem diferença nenhuma”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)

Imagem de destaque
Planejamento familiar

Desejo de ter menos filhos impulsiona busca por laqueaduras e outros contraceptivos de longo uso

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais


Em relação ao tamanho da Lua, Miguel gosta de realizar uma dinâmica. No momento em que a lua cheia estiver próxima ao horizonte, estique o braço e tente a tampá-la com a ponta do seu dedo mindinho. "Você vai perceber que o tamanho da ponta do seu dedo é igual do tamanho da lua. Mais tarde, quando ela estiver lá no alto, bem pequena no céu, você faz a mesma coisa. Compara ela novamente com a ponta do seu dedo mindinho. Você vai perceber que são do mesmo tamanho”, relata.

Publicidade


O coordenador do Gedal ainda brinca que geralmente durante a noite o tamanho do seu braço e seu dedo não vão mudar de tamanho. "A não ser que você bata nele e fica inchado. Tirando isso, a distância dos seus olhos ao seu dedo mindinho vai manter a mesma e o tamanho do seu dedo o mesmo. Ou seja, você consegue comparar e ter uma prova real”. Que tal realizar este teste na celebração do Dia das Bruxas?


LEIA TAMBÉM:

Publicidade


Halloween: conheça simpatias para amor, dinheiro e emprego


Dia do Saci é o Halloween brasileiro

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade