Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Abertura de empresas bate recorde em 2020, diz Serasa

Agência Brasil
15 abr 2021 às 10:05

Compartilhar notícia

- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 2020, foram abertas 3,3 milhões de novas empresas, segundo levantamento da Serasa Experian. O número representa um crescimento de 8,7% em comparação com 2019, sendo o maior desde 2011, início da série histórica da Serasa.


A maior parte das novas empresas (79%) são microempreendedores individuais, totalizando a abertura de 2,7 milhões de MEIs. "O alto número de MEIs é um dos fatores que comprova o empreendedorismo por necessidade, já que durante quase um ano de pandemia muitas pessoas que perderam seus empregos optaram por abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e trabalhar com aquilo que já sabiam fazer ou em segmentos com baixo custo de aprendizagem”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Adaptação

Leia mais:

Imagem de destaque
Google Veo

Google lança IA geradora de vídeo para clientes de serviço de nuvem

Imagem de destaque
Atravessando gerações

Dos 'baby boomers' à geração Z, consumidores se identificam com as mesmas marcas, diz pesquisa

Imagem de destaque
Fique atento

Clientes da 123miIlhas têm até esta terça (3) para pedir dinheiro de volta

Imagem de destaque
De loja temática

Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas


O ramo da alimentação representou 9,7% do total empresas a abertas, sendo o segmento com maior número de novas empresas. Em seguida vem o setor de confecções, com 6,2% do total, e o de reparos e manutenção, com 6,1%.


Segundo Rabi, esses dados mostram uma adaptação dos empreendedores à realidade da pandemia do novo coronavírus. O setor da alimentação oferece produtos essenciais e possibilitam a abertura de negócios de baixo custo. "Agora, quando falamos em confecção, o segundo ramo no ranking de abertura de novas empresas em 2020, fica claro que a produção das máscaras de proteção contra a covid-19 impactou o índice”, acrescenta o economista.

A Região Norte teve o maior crescimento na abertura de novos negócios, com 20,9% de aumento em relação a 2019, com o surgimento de 174,5 mil novos empreendimentos. No Centro-Oeste a expansão ficou em 13,3% e no Sul em 11,5%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo