Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia do Veganismo

Além das escolhas alimentares, veganismo é estilo de vida e movimento social

Victoria Vischi - estagiária*
30 out 2020 às 16:53
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia primeiro de novembro é comemorado o Dia Mundial do Veganismo desde 1994. A data foi escolhida por Louise Wallis que na época era presidente da instituição vegana mais antiga do mundo, a Vegan Society na Inglaterra, em comemoração ao aniversário de 50 anos dessa organização, que tinha sido criada no dia primeiro de novembro de 1944. Inclusive, a palavra vegan, que foi traduzida para vegano, foi criada por Donald Watson, o fundador da Vegan Society.


Veganos são pessoas que não se alimentam, nem consomem qualquer artigo de origem animal. Alice Kaseker Ribeiro (20), estudante de letras e de publicidade e propaganda, decidiu aderir ao movimento aos 16 anos motivada por sua empatia pelos animais. "Depois que eu virei (vegana), estudando e lendo mais sobre o assunto, só encontrei mais motivos para reforçar a minha escolha”, analisa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Arquivo Pessoal/Alice Kaseker Ribeiro
Arquivo Pessoal/Alice Kaseker Ribeiro - Alice Kaseker Ribeiro (20) é vegana desde 2016
Alice Kaseker Ribeiro (20) é vegana desde 2016


"A alimentação é apenas uma das frentes do veganismo. O veganismo se define como um estilo de vida, mas é um movimento social também que faz todo o possível para não explorar os animais em nenhum aspecto”, diz Ribeiro. Ela explica que o veganismo tem quatro principais áreas: não consumir qualquer alimentação de origem animal, não utilizar peça de vestuário de origem animal, não ter entretenimento que explore os animais, nem produtos testados em animais. A estudante considera o último o mais difícil por nem sempre ficar claro se um produto foi ou não testado em animais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú

Imagem de destaque
33,6 milhões de segurados

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta 4ª; veja calendário e como consultar o valor

Imagem de destaque
No Fantástico

Mulher que estava com parente morto em banco tem problemas psiquiátricos, diz filho


Ela conta que o veganismo ainda influenciou sua vida em outros aspectos. "Por causa do veganismo eu desenvolvi um olhar menos consumista, menos capitalista. Então, para mim, as preocupações do veganismo, que eu acredito, se estendem a todos os seres vivos. É um veganismo popular, um veganismo de esquerda que não acredita na opressão de nenhum ser vivo, nem homem nem animal”, acredita.

Publicidade


Segundo a estudante, a noção de que a alimentação vegana é cara parte de uma ideia muito ligada ao "veganismo liberal”, que consiste em um veganismo "que não vê nenhum problema em empresas multinacionais gigantes produzirem ‘produtos veganos’ e venderem para esse nicho de consumidores”.


iStock
iStock


Em sua opinião, esses produtos não fazem sentido. Ela acredita em um "veganismo popular” baseado na alimentação comum, que não tem como base produtos veganos industrializados. Esses produtos fazem parte de sua alimentação apenas de forma esporádica. Conforme sua visão de veganismo, o que faz sentido é: "apoiar pequenos produtores e ter uma alimentação mais próximo do natural possível”.

Publicidade


Não há, no Brasil, dados específicos sobre o número de veganos. No entanto, 14% da população brasileira se declarou vegetariana na pesquisa do Ibope de 2018. A partir disso, a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) estima, com base na proporção de pessoas que se declaram veganos em outros países, que 7 milhões de brasileiros sejam adeptos - 33% do total de 30 milhões de vegetarianos.


Para a estudante, a tendência do veganismo é continuar crescendo. "Eu espero que seja um veganismo crítico e não um veganismo liberal que cresce a partir desses novos produtos que vão sendo lançados e barateados com o tempo. Eu acho que ajuda isso existir no momento, mas o veganismo tem que ser crítico e tem que ser popular”, comenta.

Publicidade


Em comemoração ao Dia Mundial do Veganismo também separamos uma seleção de receitas veganas. Confira!


Torta Vegana de Legumes super fácil!

Publicidade


Salada Grega Vegana


Batatas e Cogumelos Salteados

Publicidade


Sorvete de Banana com Morangos apenas 2 ingredientes


Caldo de Feijão Vegano

*sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade