Com a pandemia do novo coronavírus, um modelo de trabalho que já estava em ascensão passou a se concretizar: o home office. Segundo a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, realizada em 2020 pelo grupo da Companhia de Talentos e a Xtrategie, 46% das empresas passaram a funcionar seguindo o trabalho remoto, e um levantamento da FIA (Fundação Instituto de Administração) mostrou que 34% delas pretendem seguir com o teletrabalho para cerca de ¼ de seus colaboradores.
O trabalho remoto foi se expandindo e atingindo cada vez mais funcionários de diferentes cidades, estados e até mesmo países. Assim, surge uma nova forma de trabalhar: o anywhere office ("escritório em qualquer lugar”, traduzido para o português).
Sintetizando o conceito, a nova modalidade significa realizar as atividades diárias e as demandas de trabalho com funcionários de qualquer lugar do mundo. Os benefícios incluem a possibilidade de ampliar o trabalho remoto e atingir cada vez mais pessoas qualificadas, independentemente de sua localização.
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A diferença entre o home e o anywhere office é que ambos pressupõem ser possível trabalhar de forma online; entretanto, no segundo há uma maior flexibilidade e também a possibilidade de realizar as atividades em qualquer lugar. Por ter mais liberdade, o funcionário pode criar a sua própria rotina e consegue adaptar os benefícios que a empresa oferece às suas necessidades pessoais e profissionais.
Para os colaboradores, é imprescindível ter uma organização maior para poder dar conta de todas as responsabilidades, sem se deixar levar por distrações. Já para a gestão e os RH (Recursos Humanos) da empresa, há um grande desafio administrativo. Por ter profissionais que não estão em um mesmo espaço de trabalho, ou em um mesmo fuso horário, deve-se criar uma comunicação que envolva toda a organização para deixar todos em uma mesma página e para evitar ruídos.
Utilizar ferramentas tecnológicas pode ajudar nesse sentido, como, por exemplo, as plataformas de documentação digital, os canais de comunicação como Skype e Discord e as funcionalidades do Google. É importante manter reuniões regulares para deixar a empresa mais integrada entre si e com uma mesma visão.
Outra possibilidade para o RH é flexibilizar o horário, mas deixar alguns períodos obrigatórios para o agendamento de videoconferências ou atendimentos. Para manter a qualidade no desempenho dos colaboradores, a gestão deve fornecer os insumos necessários para que o profissional possa exercer a sua função.
O anywhere office preza por jornadas alternativas de trabalho e faz com que a empregadora passe a gerar menos gastos com aluguel de escritório, contas de luz, água e energia, possibilitando a abertura de mais vagas de emprego e ampliando o raio de atuação da empresa.