Notícias

Assistência Social de Londrina atende crianças e adolescentes alvos de abuso

19 mai 2021 às 11:21

A prefeitura de Londrina atende uma média de 600 crianças e adolescentes que sofrem violência, assim como suas famílias, a cada ano. As ações referentes a essa área são executadas pela SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), por meio dos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).


Atualmente, o Município conta com três unidades do Creas (veja os telefones e endereços abaixo), com um total de 38 servidores, que realizam atendimentos em todas as regiões da cidade. Uma quarta unidade está sendo construída na zona oeste. É o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) II, que funcionará na rua Saturno, esquina com a avenida Abélio Benatti. Esses espaços oferecem atendimentos de psicologia e assistência social, com foco no restabelecimento dos vínculos e da proteção integral estabelecida na Constituição Federal.


Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, os serviços realizados são de importância vital para crianças e adolescentes, e a pasta vem trabalhando para aperfeiçoá-los cada vez mais. "Nos últimos anos, houve consideráveis avanços, incluindo contratações novas e o início da construção do Creas Oeste, por meio de uma emenda viabilizada pelo prefeito. Além disso, também fizemos um reordenamento significativo, passando a atender não só a criança como também sua família. Outra mudança importante foi a divisão dos serviços por território, levando os atendimentos para as famílias nos locais onde elas moram”, destacou.


Os atendimentos realizados pelos Creas são provocados por meio do encaminhamento das Fichas de Notificação, pelos órgãos componentes da rede de proteção às crianças e adolescentes, incluindo: escolas municipais e estaduais; Conselho Tutelar; Vara da Infância e Juventude; Ministério Público; Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes); e hospitais, entre outros.


Cidadãos que tenham conhecimento de situações de abuso ou violência contra crianças e adolescentes podem fazer uma denúncia junto aos Conselhos Tutelares de todas as regiões do município. O contato pode ser feito 24 horas por dia, por meio dos telefones gerais 125, cujas ligações são gratuitas, ou (43) 99991-6752, que atende chamadas a cobrar. Para conferir os endereços e telefones individuais dos Conselhos Tutelares de Londrina, clique aqui.


Contatos do Creas

No momento, Londrina possui três Centros de Referência Especializados de Assistência Social em atividade. O Creas Centro (Av. Rio de Janeiro, 1.288, tel: 3378-0563), atende as regiões Centro-B, Sul-A, Sul-B e Rural. Já o Creas Norte (av. do Café Solúvel, 130, tel: 3378-0304) é responsável pelas regiões Norte-A, Norte-B e Centro-A. Localizado provisoriamente na Avenida Rio de Janeiro, 1.560 – até a conclusão da construção de sua nova sede – o Creas Oeste (tel: 3378-0405) atende as regiões Oeste-A, Oeste-B e Leste.


Continue lendo