Por meio da campanha #JÁDOEIHU, a Luhu (Associação Londrina Unida pelo Hospital Universitário) arrecadou R$ 650 mil, recursos que foram usados para compra de equipamentos e materiais de consumo repassados ao HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), referência na região no tratamento de pacientes com Covid-19. As doações vão ajudar a equipar 36 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que serão montados no prédio da futura maternidade do HU/UEL. O local vai funcionar temporariamente como Hospital de Campanha, para atendimento exclusivo de pacientes graves.
De acordo com a fundadora e presidente da Luhu, Roseli Gil, a meta era arrecadar R$ 500 mil e, com a colaboração da sociedade, o valor foi alcançado em apenas 10 dias de campanha. As doações começaram em 29 de março e foram encerradas dia 9 de abril, com colaboração de empresários, ex-alunos, cidadãos de Londrina e região. Segundo Roseli, todos os doadores receberão recibo e certificado de reconhecimento ao combate à Covid-19.
Em três anos de atuação da Luhu, esta foi a primeira grande campanha que envolveu doações em dinheiro. "Foi fantástico o retorno. Fico emocionada ao dizer o quanto estou grata, o quanto as pessoas ajudaram nesse momento tão delicado da saúde", afirma Roseli.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Os equipamentos foram adquiridos conforme demandas da direção do HU/UEL. Conforme informa a presidente da Luhu até o momento foram entregues 20 camas hospitalares mecânicas com colchão, duas camas elétricas com colchão, dois aparelhos de ECG (eletrocardiograma), cinco monitores multiparamétricos, três monitores de sinais vitais, dois vídeo laringoscópio. Além disso, segundo ela, também foram comprados 450 sondas de aspiração, 237 aventais cirúrgicos, 40 lâmpadas xênon, 25 lâminas adulto, 20 espaçadores e 12 cabos laringos. Todas as aquisições estão disponibilizadas no site da Luhu.
Roseli Gil conta ainda que, com o recurso recebido, também foram comprados 10 mil litros de etanol. O produto foi processado e tratado pela Empresa Refriko, indústria de bebidas localizada em Cambé. Eles transformaram o etanol em álcool 70% - apropriado para uso humano - que foi envasado em 5.400 garrafas de dois litros, que serão usadas pelos profissionais do Hospital.
Outro lote de aquisições, que será entregue nos próximos dias no HU/UEL, é composto por 33 camas mecânicas para UTI, dois aparelhos de vídeo laringoscopia, um aparelho ultrassom, 700 aventais e cinco mil folhas de tecido para confecção de máscara para os servidores, em parceria com o Projeto Social de Máscaras Hospitalares em SMS, desenvolvido por professores dos Departamentos de Enfermagem, do CCS (Centro de Ciências da Saúde), e de Design, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes).
Doações
Mesmo com o encerramento da campanha #JÁDOEIHU, específica para compra de equipamentos e materiais de consumo para o tratamento de paciente com coronavírus, Roseli Gil conta que a LUHU continua a receber doações na conta bancária destinada para este fim. "A comunidade sabe a importância do HU/UEL e continua doando. Essa conta sempre será para doações. A qualquer momento, qualquer pessoa pode doar. A pandemia vai acabar a qualquer momento, mas o HU/UEL continua lá", afirma.
A contribuição pode ser feita por depósito direto (TED) para: Luhu - Banco Sicoob (756) - Agência: 4355 - Conta Corrente: 42312-2 - CNPJ: 28.127.141/0001-99. Mais informações no site da Luhu.