Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É seguro?

Atendimento odontológico: como está a adaptação durante a pandemia?

Redação Bonde
28 set 2020 às 09:25
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos planos foram afetados com a chegada no novo coronavírus, incluindo aqueles que precisavam de tratamentos com a saúde bucal. O dentista trabalha em uma zona de perigo muito propicia a contaminação, pois lida muito com a boca de seus pacientes. Felizmente, os atendimentos odontológicos se adaptaram e reforçaram sua segurança para evitar a transmissão durante as consultas.


De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Federal de Odontologia, cerca de 82% dos cirurgiões-dentistas seguiram atuando a odontologia durante a pandemia, mas tomando as precauções de biossegurança propostas pela entidade. A dentista Maria Clara Pinheiro é uma destas profissionais que se adequaram aos novos padrões de cuidado no momento do atendimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim como outros estabelecimentos, a clínica onde a profissional trabalha passou por um processo de adaptação. Uma das medidas colocadas foram a sinalização e indicação sobre o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento dos assentos. "Já havia um cuidado em manter as salas de atendimentos sempre limpa e organizada, porém, com a pandemia, os cuidados e atenção foram redobrados, com a higienização e limpeza de forma mais rigorosa e com maior frequência”, explica a dentista, que também adotou o agendamento das consultas para evitar aglomeração no local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo

Imagem de destaque
Neste mês

PF vai aos EUA verificar transações sobre caso de joias de Bolsonaro para concluir inquérito

Imagem de destaque
Aprovada em fevereiro

CNJ suspende medida que proíbe uso de cropped no STJ

Imagem de destaque
Alarmante

Paraná é quinto colocado do Brasil em acidentes de trabalho


Em relação ao movimento de pacientes, Maria Clara sentiu que a pandemia a afetou bastante no começo, reduzindo em torno de 70%. Somente após três meses que começou a melhorar. "As pessoas relatam que sentiam medo no começo, mas, de certa forma, com o tempo começaram a entender a importância e os cuidados que devemos ter em relação ao novo vírus”, pontua.

Publicidade


Beatriz Rodrigues é instrutora de crianças e adolescentes com autismo e usou aparelho dentário por muito tempo. Ela conta que, devido às suas manchas de café na área que estava o dispositivo que ajuda a alinhar os dentes, precisou fazer clareamento dental. "Faz um ano que esperei para fazer, porém não tinha tempo por conta do meu trabalho e faculdade”, conta.


Durante este período de pandemia, muitas pessoas se preocupam muito em se cuidar e não ser contaminadas pelo vírus. A Beatriz, que também procurou sua dentista para fazer limpeza e restauração, se sentiu tranquila no consultório odontológico por ser um lugar que ela já conhece. Ela explica que o atendimento de todos os pacientes acontecia de forma separada, e no local do atendimento só estava com a companhia da profissional.

Publicidade


Beatriz relata que a dentista ofereceu duas opções de efetuar o clareamento: no próprio escritório ou o caseiro. "Eu me senti bem segura, porém eu optei por não fazer o clareamento com ela para não ter que ir lá toda hora”. E no momento do atendimento presencial, ela explica que a profissional usou os seus moldes e ensinou como utilizar o material de clareamento em casa.


Quer saber mais sobre clareamento dental e como fazer? O Multifit conversou com um dentista especializado no assunto que explica todos os tipos de clareamentos nos dentes, e quais os indicados para cada situação e bolso.


Veja o vídeo:


Em relação ao futuro, a dentista relata que a pandemia ensinou muita coisa sobre os cuidados de higiene. "Acredito que será um habito normal se cuidar mais, e se proteger contra diversas contaminações. Provavelmente, muitos estabelecimentos continuarão incentivando o cuidado com a nossa saúde pela higienização, através de sinalizações e disponibilizando álcool em gel 70%”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade