Notícias

Bandeira do orgulho trans é pintada no centro de Londrina em intervenção artística

17 mai 2021 às 09:21

Uma intervenção artística deu as cores da bandeira do orgulho trans ao cruzamento entre a rua Benjamim Constant e avenida Rio de Janeiro, no centro de Londrina. O ato, concluído durante a madrugada, marca o Dia Internacional de Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia, celebrado nesta segunda-feira (17).


A organização é da Rede LGBT Ubuntu, que, desde o início da pandemia, busca ajudar pessoas LGBTIA+ vulnerabilizadas socialmente. O grupo se juntou ao coletivo ElityTrans e a Frente Trans de Londrina.


Em 2019, Hannan José Silva foi assassinado na praça Rocha Pombo, que é o local escolhido para ação. O corpo do jovem foi encontrado no espaço durante a tarde do dia 22 de outubro daquele ano.


Segundo os organizadores, o grupo quer "ressaltar que a produção de vida diária deve passar pela construção de uma cidade, em que as diferenças sejam passíveis de serem vividas com direitos, dignidade, acessos e cidadania".


A produtora de comunicação da Frente Trans Londrina, Juuara Barbosa, lembra do dia 15 de maio, em que também foi comemorado o Dia de Orgulho Travesti e Trans. Para ela, essas datas lembram que os rumos das pessoas LGBT não são caminhos de flores, mas de luta pela vida.

A intervenção artística é financiada de maneira coletiva. Os organizadores comercializam rifa que sorteará uma obra do artista Caio Souza e uma sessão fotográfica com o fotógrafo Wesley Tonatto. O telefone (43) 984467469 está disponível para as vendas.


Continue lendo