Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira!

Cabelos opacos? Pode ser o efeito build up

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 fev 2022 às 15:01

Compartilhar notícia

- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os cabelos femininos talvez sejam uma das partes do corpo que mais recebe atenção e investimento das mulheres, com os cuidados diários, cortes, mudanças de cor e o uso de óleos e máscaras para hidratação, nutrição e reconstrução. Mas, mesmo assim, em alguns momentos, nada parece funcionar e os fios ficam com uma aparência pesada, suja e opaca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

“Isso é o efeito 'build up', um acúmulo de resíduos na fibra capilar que pode ter causas como o uso dos mesmos produtos ou os mesmos tratamentos por muito tempo ou a prática exclusiva ou excessiva de técnicas de baixo poder de lavagem (low poo ou no poo), condicionadores ou produtos muito hidratantes, como máscaras e cremes sem enxágue. O resultado são os cabelos sem brilho ou movimento, com a aparência de cabelo sujo”, explica a médica dermatologista e especialista em Tricologia, Lorena Ávila.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acusado de assassinato

Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione

Imagem de destaque
Brasil

Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm

Imagem de destaque
Polêmica

Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia

Imagem de destaque
Alistamento não obrigatório

Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025

Publicidade

Sinais do efeito build up nos cabelos:


·       Excesso de oleosidade;

Publicidade

·       Cabelos opacos, sem movimento e sem brilho;

·       Coceira constante no couro cabeludo;

Publicidade

·       Sensação de que nenhum tratamento está fazendo efeito.

Publicidade

“O efeito acontece porque o acúmulo dos resíduos cria uma película em volta dos fios que impede que os nutrientes penetrem na haste capilar. Mas é possível reverter esse efeito com algumas práticas dentro da rotina diária, como aplicar o condicionador apenas no comprimento do cabelo, evitando a raiz e usar shampo anti-resíduos. A frequência de uso desse produto depende do tipo de cabelo: semanalmente para cabelos lisos ou ondulados, a cada dez dias para cabelos muito ondulados, quinzenalmente para cabelos cacheados e mensalmente para cabelos crespos”, explica a médica Lorena.

Publicidade

A quantidade adequada de shampoo e condicionador também depende da quantidade e comprimento dos cabelos. A média é de uma moeda de 50 centavos para uma quantidade média de cabelo e uma moeda de 1 real para maior quantidade e tamanho. Outra orientação da dermatologista é não usar condicionador e máscara na raiz do cabelo, apenas da orelha para baixo, além de retirar completamente o produto na hora do enxágue.

“Também é indicado revezar os produtos quando usamos opções mais emolientes e hidratantes. Essa hidratação predispõe ao efeito build up e, nesses casos, aconselhamos o uso de shampoo de limpeza profunda ou anti-resíduos intercalado com os shampoos de uso habitual. Essas são algumas orientações gerais, mas é importante fazer acompanhamento com uma especialista para garantir o cuidado correto, a autoestima e até economia, já que a orientação de investimento será direcionada aos produtos mais adequados ao que os fios realmente precisam”, finaliza a médica.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo