Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pressão alta

Cardiologistas apontam riscos do descuido com a hipertensão arterial

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 abr 2021 às 17:09

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A hipertensão arterial, chamada popularmente de pressão alta, é crônica e não transmissível. Ela é definida por níveis de pressão acima de 140/90 mmHg de forma persistente, ou seja, quando é medida com esses índices por mais de duas ocasiões.


A cardiologista do Hospital Cardiológico Costantini, Dra. Fernanda Raquel Tavares, explica que, a longo prazo, a hipertensão faz uma inflamação no vaso, que causa uma rigidez, e, consequentemente, ajuda a formar placas, aumentando o risco de infarto e AVC. Estas lesões também podem atingir os rins, o encéfalo e o coração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a especialista, é importante que se tenha um diagnóstico precoce e que o cardiologista trabalhe com medidas de profilaxia. "A hipertensão não tem cura, então, quanto antes conseguirmos diagnosticar e iniciar o tratamento, menor é a chance de progressão para eventos cardiovasculares graves. Além disso, é necessário combater o sedentarismo e a obesidade e diminuir a ingestão de sódio, que são fatores de risco para a hipertensão”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acusado de assassinato

Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione

Imagem de destaque
Brasil

Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm

Imagem de destaque
Polêmica

Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia

Imagem de destaque
Alistamento não obrigatório

Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025


Durante a pandemia, o hospital constatou que o número de consultas para o acompanhamento da hipertensão arterial caiu, o que ligou um sinal de alerta em toda a equipe médica. "Muitas pessoas deixaram de fazer suas visitas de rotina, além de aumento do nível de sedentarismo e ganho de peso. Tudo isso eleva os níveis de pressão dos pacientes. Isso se torna, inclusive, um fator de risco para a própria Covid-19. É importante que a pessoa saiba que a chance de contrair o coronavírus no consultório, que é um ambiente extremamente controlado, é muito pequena”, explica Tavares.

Publicidade


Para falar mais sobre a hipertensão arterial, seus fatores de risco e a importância da atividade física para controlar a doença, o Hospital Cardiológico Costantini promove, em parceria com a Academia do Coração, o seminário científico Exercício Físico e Hipertensão Arterial. O evento acontece de maneira on-line e gratuita, por meio da plataforma icostantini.com.br, no dia 29 (quinta-feira), das 19h às 21h.


SERVIÇO:
Seminário Científico Academia do Coração - gratuito e on-line


Tema: Exercício Físico e Hipertensão Arterial
Data: 29/04/2021 (quinta-feira);
Horário: 19h às 21h
Inscrições e transmissão gratuitas pelo site: icostantini.com.br
PROGRAMAÇÃO:

18h55-19h – Abertura – Dr. Rafael Michel de Macedo (Hospital Cardiológico Costantini);
19h-19h20 – Prevenção primária e secundária da Hipertensão Arterial Sistêmica – Dr. Fernando Willington (Médico do Esporte do Hospital Cardiológico Costantini);
19h20-19h40 – A importância do exercício aeróbio no tratamento da Hipertensão Arterial – Fst. Dr. Rafael Michel de Macedo (Hospital Cardiológico Costantini);
19h40-20h – Treinamento resistido para o paciente hipertenso: como devo prescrever? – Fst. Dr. Francisco Thiago de Oliveira (Fisioterapeuta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública);
20h-21h – Discussão – Coordenador: Fst. Dr. Rafael Michel de Macedo | Dr. Fernando Willington, Fst. Dr. Francisco Thiago de Oliveira e Adriana Angela Chastalo (Nutricionista do Hospital Cardiológico Costantini).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo