Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pesquisa

Cerca de 40% dos brasileiros são sedentários

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 dez 2020 às 09:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Brasil, na população com 18 anos ou mais, há 40,3% classificados como insuficientemente ativos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cálculo é realizado levando em conta se as pessoas não fizeram atividades físicas ou se praticaram menos do que 150 minutos por semana, incluindo movimentações para o lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho.


Neste cenário, 47,5% das mulheres eram consideradas pouco ativas em 2019. Entre os homens, a taxa era menor: 32,1%. Enquanto isso, mais da metade (59,7%) das pessoas com 60 anos ou mais estava insuficientemente ativa. Na categoria com maiores índices de pessoas em constante movimento, os jovens de 18 a 24 anos são os menos sedentários, com 32,8%, seguidos pelas pessoas entre 25 e 39 anos (32,9%).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar disso, a média brasileira de pessoas ativas, ao menos no tempo mínimo recomendado, aumentou para 30,1% na média geral, com 34,2% dos homens com 18 anos ou mais praticando o nível indicado de atividade física específica de lazer, enquanto para as mulheres este percentual foi de 26,4%. Em 2013, esta média foi de 22,7%, enquanto os percentuais de homens e mulheres foram de 27,3% e 18,6%, respectivamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


Para ser considerado um indivíduo ativo nesta área, é preciso fazer qualquer atividade física fora do âmbito da escola ou do trabalho por, ao menos, 150 minutos por semana em exercícios classificados como moderados – como caminhada, musculação e hidroginástica – ou 75 minutos para os classificados como vigorosos na semana –corrida, basquete, futebol, ginástica aeróbica e tênis.

Publicidade


Alimentação
De acordo com o IBGE, manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é a chave para a manutenção da saúde e do bem-estar, especialmente quando combinada com atividades físicas. Nesta classificação, a PNS 2019 considera como consumo adequado a ingestão de hortaliças ou frutas pelo menos 25 vezes por semana, sendo o mínimo de cinco frutas, categoria que também entra o suco natural, e cinco hortaliças no período.


Em 2019, 13% das pessoas cumpriram essas delimitações de frutas e hortaliças, das quais 15,4% entre as mulheres e 10,2% entre os homens. Em contrapartida, 14,3% das pessoas consumiram cinco ou mais grupos de alimentos ultraprocessados, sendo essa ação mais recorrente em áreas urbanas (15,4%) e menor em regiões rurais (7,4%).

Tabagismo
A PNS também investigou, além do sedentarismo, outras condições prejudiciais à saúde, como o tabagismo, que está em queda no país. Em 2019, a proporção de pessoas com mais de 18 anos que consumiam diariamente produtos derivados do tabaco foi de 2,8%, ou 20,4 milhões de pessoas, contra 14,9% em 2013.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade