Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Benefícios e cuidados

Chás termogênicos ajudam a perder de peso? Nutricionista explica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 dez 2019 às 13:57
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Conseguir perder peso e manter uma vida saudável não é uma tarefa fácil e exige dedicação. Por isso, muitas pessoas acabam recorrendo aos chás termogênicos como aliado no processo de emagrecimento. Essas bebidas ajudam a acelerar o metabolismo do organismo e colaboram com a queima de gordura. Se for prescrito e utilizado de forma correta, o chá termogênico é sim bom para perda peso, garante a professora e coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE, Joyce Moraes.

"Mas é importante que o chá termogênico seja receitado por um profissional habilitado em nutrição e fitoterapia, pois o tratamento é personalizado. Os termogênicos não promovem a perda de peso sozinhos, mas atuam na causa. Se o problema for a compulsão alimentar, por exemplo, a camomila vai ser uma ótima aliada, mas se for o metabolismo lento, a camomila não poderá ajudar. Por isso, a importância de procurar um profissional habilitado na área”, esclarece.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Joyce também alerta para os cuidados que devem ser tomados ao ingerir esse tipo de chá: "eles apresentam reações adversas e alguns, a longo prazo, podem promover efeitos deletérios. Devemos parar com o pensamento de que um chá é natural e não pode fazer mal. Ao contrário, toda planta medicinal apresenta efeito adverso ou contraindicações, principalmente se for consumida em quantidades acima do recomendado, que traz prejuízos à saúde”. Outro mito é achar que os chás termogênicos irão, sozinhos, fazer a pessoa emagrecer, sem fazer nenhum tipo de atividade física.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


"É importante que o paciente tenha hábitos saudáveis, já que a obesidade é multifatorial”, explica a professora de nutrição da Faculdade IDE. Já na hora de fazer o chá, é preciso tomar mais cuidados, como escolher folhas secas ou frescas, ao invés de usar os saquinhos prontos, seguir corretamente a quantidade de erva prescrita, a quantidade de água, modo de preparo e conservação. "Devem ser preferencialmente consumidos na hora ou acondicionados em geladeira por, no máximo, 24h”, orienta Joyce. Misturar ervas é também uma boa opção para potencializar o efeito, mas não é prudente usar mais do que cinco tipos de chás em uma única infusão.

Publicidade


Segundo a nutricionista, quando duas ervas termogênicas são misturadas, o efeito é bem maior, mas é interessante também combinar tipos com efeitos afins, desde que não idênticos, como juntar uma erva anti-inflamatória com outra termogênica ou para compulsão por doces para otimizar o emagrecimento. Para quem está pensando em começar uma dieta e usar os termogênicos, a dica é procurar um nutricionista com experiência em fitoterapia para auxiliar no processo, pois ele é habilitado para prescrever quais os tipos e quantidades ideais para cada organismo.


Abaixo, confira a lista dos principais termogênicos e quais o seus benefícios e cuidados:

Publicidade


Chá Verde:


Estimula o gasto energético e ajuda na perda da gordura. Auxilia no bom funcionamento do metabolismo. O consumo exagerado pode fazer mal para o organismo. Por conter cafeína, o uso em grandes quantidades pode causar insônia, além de levar à gastrite, pois aumenta o fluxo gástrico. Grávidas devem evitar o chá verde, pois ele diminui o fluxo de sangue para a placenta, dificultando assim a formação do bebê. Por acelerar o metabolismo, portadores de hipertireoidismo e pacientes com hipertensão, glaucoma e problemas gástricos também devem evitar.

Publicidade


Canela:


O chá de canela acelera o metabolismo. Reduz o apetite, possui efeito anti-inflamatório e antibacteriano, além de melhorar a circulação do sangue. O seu consumo excessivo pode trazer problemas alérgicos na pele e causar insônia. Gestantes não podem consumir esse tipo de chá.

Publicidade


Gengibre:


Acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento saudável. É antioxidante, anti-inflamatório, tônico e expectorante. Além de ser excelente aliado na digestão. Pessoas com problemas cardíacos devem tomar cuidado com o uso excessivo, pois ele acelera os batimentos cardíacos. Por acelerar muito o metabolismo do organismo, pacientes com hipertireoidismo também devem tomar cuidado.

Publicidade


Laranja:


Além de auxiliar na perda de peso por causa do seu efeito termogênico, ele reduz a retenção de líquido. Ele acelera o metabolismo do organismo, por isso deve ser usado com cautela por cardíacos e pessoas com hipertireoidismo.

Publicidade


Anis Estrelado:


O efeito termogênico ajuda na perda de peso. Possui propriedades antibacterianas, diurética e ajuda na diminuição das dores abdominais. Eficaz também no combate a distúrbios digestivos. Pessoas com hipertireoidismo devem ficar atentas ao uso excessivo, pois ele acelera o metabolismo.


Chá Mate:


O chá mate possui metilxantinas (cafeína e teobromina) em sua composição. Ele também promove o efeito termogênico por acelerar o metabolismo e o aumento do gasto calórico em repouso, que aumenta a queima de gordura. Além disso, também possui ação diurética e antioxidante.


Chá de Hibisco:

O chá de hibisco tem diversas substâncias antioxidantes. Uma delas possui efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribui para evitar o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, o hibisco contém uma substância que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. O consumo da bebida para ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL), pressão e triglicérides.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade