Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça!

Circle Dance: uma nova forma de movimentar o corpo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 ago 2019 às 10:49
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O circle dance é uma atividade estimulante, desafiadora e divertida, que exercita simultaneamente o corpo e a mente, contribuindo com o autoconhecimento, o equilíbrio, a coordenação, a fluidez corporal e o ritmo, além de incentivar o praticante a desenvolver sua própria linguagem corporal.

A prática pode ser realizada individualmente, em duplas ou principalmente em grupos com diferentes dinâmicas coletivas que proporcionam concentração, integração e divertimento. "Você aprende a trabalhar em grupo e acaba sendo socialmente muito bom, porque contribui com a interação e integração entre as pessoas", conta a professora de dança Shalimar Mattar, que há mais de 10 anos inseriu a utilização de bolas em suas aulas como um importante complemento ao desenvolvimento corporal de suas alunas, e também como treinamento de bailarinas profissionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a professora, o Circle pode ser realizado tanto em salas de aula como ao ar livre, adaptando-se bem a diferentes ambientes, uma vez que não exige nenhuma estrutura especial para a sua realização. O único material indispensável é o Circle (bola), podendo ser associado ao uso de um acessório chamado de ‘amparo’, que acaba contribuindo com um dos ciclos de desenvolvimento do método. "A bola ajuda, pois o formato circular é muito familiar para as pessoas e traz uma sensação agradável, de conforto. Já o círculo passa um aprendizado muito grande, pois todos os lugares do círculo estão na mesma distância do centro, então ele traz essa mensagem muito legal", diz Shalimar Mattar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Uma das principais vantagens do método é a diversidade de formas de desenvolvimento, o que estimula o praticante a manter a frequência das aulas ou treinamentos. Ao todo são 4 ciclos com diferentes objetivos: concentração e equilíbrio, inspiração e exteriorização, coordenação e agilidade, diversão e desenvolvimento da capacidade multissensorial.


"O circle dance pode ser adaptado para cadeirantes, para deficientes auditivos e também para deficientes visuais (pode ser colocado guizos dentro das bolas), pois a dança é algo que você consegue adaptar, porque você pode fazer com que qualquer parte do seu corpo dance, inclusive a sua mente. Então vai depender do grupo que o professor tenha e da forma que ele vai dirigir", explica a professora e bailarina profissional Shalimar Mattar, que também é coreógrafa, palestrante e autora do livro ‘Círculo Mulher’.

Outra vantagem é que a prática é muito diversificada, desenvolvendo-se em diferentes estilos de músicas, variações de velocidades e intensidade corporal, atendendo assim as expectativas e necessidades dos praticantes individualmente. "Com o circle dance exercitamos o corpo acionando diferentes áreas do nosso cérebro. Qualquer pessoa pode praticar desde que esteja em boas condições de saúde e liberado pelo médico para uma atividade física como a dança. A prática é recomendada para todas as idades, desde crianças (como uma atividade mais lúdica) até pessoas da terceira idade, já que ajuda a trabalhar o equilíbrio e a questão postural. Sendo assim, também não existe uma restrição em relação a idade máxima, pois depende da saúde de cada pessoa", finaliza Shalimar Mattar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade