Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gestão salarial

Como assumir o controle dos seus gastos?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 jul 2021 às 14:19
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja aquele que recebe adiantamento salarial ou mesmo o que espera todo 5° dia útil do mês, a sensação de que o trabalhador tem é de ele trabalha, trabalha, mas o salário não rende, não sobra e muita gente, de fato, nem sabe para onde está indo o seu dinheiro, pois recebe e em poucos dias está "liso" novamente.


Isso acontece porque, geralmente, é consequência da falta de uma organização salarial. Mas é uma situação reversível, pois quando o trabalhador passar a ter controle dos seus próprios hábitos de consumo, ele notará um dinheiro sobrando.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Com dedicação e disciplina, o assalariado conseguirá pagar suas contas e juntar um pouquinho todo mês", disse o especialista em negócios Diego Arruda, que também é empresário. "Ter uma vida financeira mais saudável só vai depender do primeiro passo que o trabalhador der para reorganizar os gastos", completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


Algumas dicas simples, elencadas pelo especialista, podem te ajudar a ter mais controle dos seus gatos. Abaixo, estão os passos.

Publicidade


"Esses conselhos valem tanto para quem recebe bem, quanto para quem recebe razoavelmente. O importante é ter consciência sobre os padrões de consumo para assim ter uma certa coerência entre a renda e o gasto", pondera.


Saiba o seu salário líquido: "Saber primeiro, exatamente, o que se recebe é o primeiro passo para saber até onde se pode gastar para não ir além da remuneração".

Publicidade


Elabore uma planilha com seus gastos mensais: "Tente se lembrar dos valores de tudo que andou gastando no último mês, tanto das despesas fixas (aluguel, plano de saúde), quanto às despesas variáveis (luz, água, combustível, alimentação) e os esporádicos, que são os pessoais ou reparos para casa. Calcule e veja se ultrapassa seu salário bruto. Assim, você consegue identificar onde andou gastando para mais".


Reorganizando as contas: "Com o levantamento anterior, é possível saber os que são essenciais, o que são supérfluos, os que podem ser reduzidos e, até mesmo, os que podem ser cancelados, como algum serviço por assinatura".


Tenha disciplina: "Um breve planejamento já foi feito, agora o próximo passo é ter controle ao longo do mês. Evite cair na tentação de comprar aquela roupa ou aquele lanche. Busque mesmo comprar só o essencial e a vista, nada a prazo".

Crie um fundo emergencial: "Começando a entender o seu padrão de consumo, dando prioridade aos que são essenciais, não vai demorar para sobre um capital na sua conta. Mas nada de gastar, pelo contrário deixe guardado para eventuais situações médicas, por exemplo. Com tudo controlado, também será possível tirar até 30% do salário mensal para fazer esse fundo".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade