Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Home office na pandemia

Como o burnout pode derrubar seu desempenho no trabalho?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 mai 2021 às 15:38
- Arquivo/ Istock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio à pandemia, muitas empresas tiveram que reduzir seus custos para conseguir sobreviver, e por consequência, reduzir o quadro de funcionários acabou se tornando algo frequente. Com isso, muitos profissionais acabam sendo sobrecarregados, e é neste momento que se pode observar uma queda na produtividade, estresse e sintomas da síndrome de burnout, por exemplo. Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, comenta a importância do bem-estar relacionado ao ambiente de trabalho e suas exigências, e traz 5 dicas para reduzir o estresse e voltar a sentir felicidade no trabalho, diante da rotina do home office e sem perspectivas de um retorno à vida profissional em escritórios comuns com integração entre as equipes de trabalho.


De acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano, na vida sob pandemia. E essa porcentagem é maior em quatro países como Itália (54%), Hungria e Chile (56%), e Turquia (61%).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com isso, a especialista em estratégia de carreira comenta que problemas de saúde mental já eram presentes anos antes da pandemia, mas tem se intensificado por conta do isolamento, nível de estresse e medo das pessoas. E o trabalho pode piorar bastante esse cenário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo

Imagem de destaque
Neste mês

PF vai aos EUA verificar transações sobre caso de joias de Bolsonaro para concluir inquérito

Imagem de destaque
Aprovada em fevereiro

CNJ suspende medida que proíbe uso de cropped no STJ

Imagem de destaque
Alarmante

Paraná é quinto colocado do Brasil em acidentes de trabalho


"O home office aqui no Brasil veio como algo avassalador, muitos profissionais nunca tinham tido contato com essa modalidade e tiveram que se reorganizar em meio à confusão para se adaptar à nova realidade. E ainda existe o fator de redução de funcionários, onde profissionais se veem produzindo em dobro. O papel das empresas é repensar e inovar alguns hábitos e dar uma atenção especial também à saúde mental dos colaboradores. ”, comenta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Publicidade


Segundo o relatório ‘A evolução do Burnout’ produzido em 2020 pela Blind, mostra que 73% dos profissionais afirmaram sofrer com o burnout. Para 27% dos entrevistados, os principais motivos eram não ter separação entre 'trabalho' e 'vida', seguido de 20,5% por carga de trabalho incontrolável, e 19% preocupações com a segurança no emprego.


Para a especialista, nem sempre é fácil perceber de primeira a síndrome de burnout, já que os primeiros sinais da doença não se manifestam de maneira intensa. Mas, dentre os variados sintomas apresentados pela doença, tendo como principal consequência a queda de produtividade, é comum observar falta de concentração, sentimento de fracasso, insegurança e alterações repentinas de humor.

Publicidade


"O Burnout não é algo tão específico como uma gripe ou qualquer outra doença onde se é possível identificar nos primeiros sintomas, ele começa com a ausência de disposição, e com o passar do tempo outros sintomas físicos e psicológicos vão surgindo, como pressão alta, insônia, dor de cabeça e entre outros. Por isso, é de suma importância os líderes estarem atentos para preveni-lo.", ressalta Toyama.


Felicidade no trabalho, como atingi-la?

Publicidade


Um dos fatores que reduzem o burnout é a promoção de bem-estar dentro do trabalho, todos sabemos que colaboradores satisfeitos tem sua produtividade e dedicação elevados, a promoção do bem-estar é um dos principais geradores de motivação para a equipe.


A qualidade de vida, que é o que costuma trazer felicidade ao trabalho, não só beneficia a equipe, mas também as empresas, pois com um colaborador engajado as organizações conseguem elevar também seus lucros e resultados.

Publicidade


De acordo com o relatório ‘Felicidade Mundial’, elaborado pela Gallup World Poll, a COVID-19 afetou a felicidade, a saúde mental, as conexões sociais e os locais de trabalho, e mostra que as mudanças nas condições e culturas do local de trabalho, provocadas pela crise, provavelmente terão impactos duradouros.


O relatório ainda revela que os trabalhadores passaram a valorizar a flexibilidade de tempo e localização, mas por outro lado, a relevância do papel dos gerentes também cresceu em um grau ainda maior. As pesquisas mostram que quanto mais os colaboradores trabalharem em casa, maior é a probabilidade de dependerem do contato frequente de seus supervisores.

Publicidade


Segundo Rebeca, mesmo antes da pandemia muitas empresas não cultivavam ambientes que promovessem o bem-estar para os colaboradores, e agora com todos os funcionários em teletrabalho, esse é o momento para alinhar todos os canais para conseguir uma boa comunicação entre os gestores e os colaboradores, porque esse é um dos principais fatores que pode causar estresse e queda na produtividade.


"É importante ressaltar que a felicidade no trabalho começa quando um profissional consegue entender a importância de seu papel na equipe e enxergar que seu trabalho está alinhado com algo maior, como por exemplo: seu propósito de vida. Mas, um fator que incentiva a felicidade é estar em alguma empresa que valorize o bem-estar e incentive um estilo de vida saudável. ”, finaliza Toyama.

Publicidade


E para ajudar a trazer bem-estar no trabalho, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, preparou 5 dicas.


1. No início ou final do dia anote seu pior e melhor momento, após algum tempo de anotações, você terá uma lista de estressores e promotores bem-estar reveladora;


2. Semanalmente analise sua lista, evite deixar passar muito tempo, para que os estressores não integrem de forma definitiva em seu estilo de vida, lembre-se que eles nem sempre existiram na sua rotina;


3. Dentre os estressores, verifique quais estão relacionados à escassez de tempo ou recurso material e busque estratégias para solucionar essa questão;


4. Os demais estressores, provavelmente, estarão ligados aos relacionamentos. Aqui a reflexão é mais profunda e a solução mais complexa, mas o primeiro passo é entender o motivo pelo qual alguns seres humanos, entre tantos outros, possuem tanta influência sobre sua qualidade de vida;

5. Essa é minha dica favorita, gaste mais tempo analisando sua lista de melhores momentos para aprender o que lhe dá prazer, e comece a criar um estilo de vida que te leve ao encontro do bem-estar. Não responsabilize seu trabalho por lhe trazer tudo de bom que a vida tem para oferecer.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade