Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja as dicas

Como prevenir o envelhecimento natural da pele?

Redação Bonde
29 set 2020 às 10:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao se aproximar dos 30 anos, as mulheres, principalmente, começam a perceber sinais de envelhecimento: manchas, linhas de expressão, flacidez, ressecamentos, etc. Além disso, abaixo da pele, existe a massa óssea do crânio, que passa por transformações ao longo da vida e muda nossas feições.


Por mais que tentemos fazer as pazes com a ideia do tempo passando, acompanhar essas mudanças em frente ao espelho pode assustar. Veja abaixo algumas dicas importantes para manter a pele jovem por mais tempo, sem precisar recorrer a tratamentos caros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mude seus hábitos

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú

Imagem de destaque
33,6 milhões de segurados

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta 4ª; veja calendário e como consultar o valor


Além de noites bem dormidas, é importante manter a mesma quantidade de horas de sono por dia (sete a oito horas). A posição do descanso também influencia. Para prevenir a formação de rugas no rosto, pescoço e colo, procure deitar de barriga para cima.

Publicidade


Veja também: Sono tem impacto sobre envelhecimento


Não use maquiagem todos os dias. É uma regra difícil para algumas mulheres, mas fundamental para os poros respirarem. Os cuidados começam no preparo da pele para receber os produtos. Após o uso, a limpeza é essencial para manter o aspecto jovem e de frescor na face. Utilize sabonetes neutros e água morna ou gelada.

Publicidade


Já reparou se sua pele fica avermelhada no final do banho? Isto porque, principalmente no inverno, usamos água muito quente. Ruim para o cabelo e para a pele, a alta temperatura resseca, facilita dermatites e acelera o processo de envelhecimento.


Fumar também impacta diretamente na saúde da pele, além de ser maléfico para todo o organismo. A compressão dos vasos sanguíneos diminui a circulação e, consequentemente, a produção de colágeno e elastina.

Publicidade


Proteção desde sempre


Água é a dica mais importante e menos levada a sério. A hidratação de dentro para fora torna a pele mais bonita, uniforme e principalmente saudável.

Publicidade


O protetor solar será para a vida toda. A radiação do sol e das luzes artificiais causa manchas e até mesmo câncer de pele, mesmo em dias nublados. Por isso, o protetor deve ser utilizado não apenas quando houver exposição direta ao sol, mas também em dias encobertos, chuvosos e em ambientes fechados.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda evitar o sol das 10h às 16h, que é o mais nocivo. Quando não for possível, utilize FPS 30 ou mais e se proteja com chapéu, guarda-sol e roupas na região do pescoço e colo.

Publicidade


Coma os alimentos certos


Além de uma dieta balanceada, certos alimentos podem dar uma força a mais para prevenir o envelhecimento.

Publicidade


O ômega 3, por exemplo, é uma gordura do bem não somente para a pele, mas para o corpo todo, e pode ser encontrado em peixes, folhas verdes, cereais e sementes. É rico em propriedades anti-inflamatórias e tem função imunomoduladora.


A vitamina A renova as células e ajuda na formação do colágeno, deixando o tecido firme por mais tempo. Você pode encontrar no espinafre, cenoura, abacate, brócolis, entre outros. Ela balanceia a produção de gordura na pele, prevenindo acnes e manchas avermelhadas de poros inflamados.


Nosso metabolismo produz os radicais livres, que podem destruir células saudáveis e acelerar o envelhecimento cutâneo. É fundamental, portanto, ingerir frutas cítricas, legumes, frutas vermelhas e carnes magras, pois funcionam como antioxidantes poderosos para manter a aparência da pele viçosa.


Outra grande aliada é a coenzima Q10, um nutriente de ação também antioxidante e que já existe no nosso organismo, mas pode reduzir sua produção com a idade. Ela leva nutrientes que são cruciais para as células da pele e reforça sua proteção natural.


Está presente também em alimentos como frutas secas, amêndoa, soja, verduras verde-escuras e, assim como os exemplos acima, pode ser suplementada.


Suplementos nutricionais


A suplementação é recomendada com mais frequência para idosos e atletas pelas necessidades específicas desses grupos. No entanto, dependendo do propósito de tratamento, suplementos são indicados para quem busca um benefício específico.


No caso da coenzima Q10, por exemplo, ela é também responsável pela produção de energia, excelente para quem precisa ter mais performance nos esportes, ou de mais disposição e ânimo para o dia a dia. Como preventivo para o envelhecimento das cútis, a coenzima Q10 eleva a presença de fibroblastos na pele.

Mesmo não oferecendo perigo à saúde, é fundamental a aprovação médica e de um nutricionista antes de começar a tomar suplementos. Quando consumido junto a outra medicação, pode comprometer sua eficácia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade