Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja erros e acertos

Como se tornar mais criativo?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 jul 2019 às 11:38
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você se considera criativo? Muitas pessoas pensam que criatividade é um dom especial que poucos tem. Outros acham que se tornam mais criativos quando trabalham sobre pressão, remetendo àquele velho ditado de que a necessidade é a mãe da criatividade. Há os que pensam que criatividade é um processo solitário. Que competir é melhor do que colaborar, com aquele receio de ter a sua ideia "roubada" por alguém.

Além de todos esses equívocos, ainda existem algumas crenças pessoais e limitantes que prejudicam os processos criativos. Um dos mais comuns é o medo da crítica. Com receio de virar alvo de piadas dos colegas, muitos acabam guardando para si ideias que poderiam ser muito valiosas. O medo de errar e o conservadorismo extremo fazem com que não haja ambiente fértil para a proliferação da criatividade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro erro comum é a rejeição prematura. É o famoso "Não!", que surge muito antes da lapidação das ideias. Por outro lado, a satisfação prematura também pode ser uma armadilha. Se apaixonar por uma ideia logo de cara faz com que ela fique limitada, sem espaço para novas ramificações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Justiça libera imóveis e carros de Palocci bloqueados na Lava Jato

Imagem de destaque
Abril de 2025

Lula adia pela 3ª vez retomada de exigência de visto para EUA, Canadá e Austrália

Imagem de destaque
Nova proposta

Câmara enterra PL das Fake News e rediscutirá texto do zero após caso Musk

Imagem de destaque
Tomasz Z

Padre que organizou orgia na Polônia é condenado a 18 meses de prisão


Bem, acho que você já percebeu que a criatividade, assim como a inteligência, não é algo nato ou imutável. Diversos estudos na neurociência já comprovaram que é possível se tornar mais criativo ou inteligente. Tudo depende do quanto nós nos desafiamos.

Publicidade


Mas, o que é preciso fazer para se tornar uma pessoa mais criativa? Vários estudiosos do assunto começam a responder essa pergunta a partir dos chamados bloqueios mentais. São as crenças que nos fazem acreditar que as coisas são como são.


Talvez, o maior bloqueio da criatividade seja a chamada "resposta certa". Desde pequenos, aprendemos que há apenas uma resposta certa e é ela quem separa as pessoas entre vencedoras e fracassadas. No entanto, quando você acredita que há apenas uma única resposta certa, você ignora todas as outras possibilidades.

Publicidade


Infelizmente, as escolas e seus gabaritos acabam com a espontaneidade e a criatividade da criança. Inclusive, se você quiser se aprofundar nesse assunto, sugiro assistir ao TED de Ken Robinson, autor do livro Libertando o oder criativo. Robinson é um profundo crítico do modelo escolar atual.


Outro bloqueio criativo é buscar lógica em tudo. A vida é cheia de ambiguidades e contradições. Portanto, é limitado o número de coisas que podem ser pensadas apenas de forma lógica. Somos doutrinados a seguir as normas. Na pré-escola, nos ensinam que não podemos pintar fora do contorno. Receosos por punições, obedecemos sem nem ao menos questionar ou procurar saber o motivo.


Outro bloqueio mental que prejudica a criatividade é a mania que temos de ser práticos e objetivos para tudo. Temos pressa e queremos os melhores resultados no menor período de tempo. Esse hábito certamente não favorece a criatividade.

Por fim, talvez o bloqueio mais limitante: o medo de errar. Numa sociedade que só valoriza os acertos e as vitórias, o erro é algo a ser duramente punido. No entanto, Thomas Watson, fundador da IBM, dizia que "o segredo para o sucesso é dobrar a sua taxa de erros". Para inventar a lâmpada, Thomas Edison encontrou outras 1.800 maneiras de como não criá-la. A inovação é feita de tentativa e erro e, se o erro for punido e evitado a qualquer custo dentro das organizações, certamente a criatividade também será limitada. Cuide para não deixar isso acontecer!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade