Pesquisar

Canais

Serviços

- Foto: Depen-Paraná
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Iniciativa do Depen

Concurso literário é promovido em presídios do Paraná

Redação Bonde com AEN
30 jul 2021 às 10:10
Continua depois da publicidade


O Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) está com as inscrições abertas para os concursos literário e de desenho direcionado às PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) com o tema "Tempo e Vida”, no âmbito dos estabelecimentos prisionais do Estado. A atividade é incluída na programação do Setor de Educação e Capacitação do Depen e dos CEEBJAs (Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos), responsáveis pela escolarização básica no Sistema Prisional. O Depen é vinculado à Sesp (Secretaria estadual da Segurança Pública).

Continua depois da publicidade

O concurso literário, que está na terceira edição, e o de desenho, que está na segunda, contam com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Biblioteca Pública do Paraná, Academia Paranaense de Letras, Fundação Cultural de Curitiba, Freguesia do Livro, Fundação Sidônio Muralha, Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Os editais de lançamento foram publicados no mês de maio, em diário oficial do Governo do Paraná.

Continua depois da publicidade


A iniciativa tem por objetivo motivar a produção textual, desenvolver as habilidades de leitura e escrita, incentivar a criação artística literária e promover a cultura entre os detentos. Já no concurso de desenho, a intenção é motivar a criação artística das pessoas privadas de liberdade do Sistema Prisional do Estado do Paraná, desenvolvendo, assim, a criatividade, a expressividade e as habilidades artísticas.


Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati, o órgão tem redobrado esforços para atender o maior número de detentos nos programas de educação, e iniciativas como essas contribuem para proporcionar aos detentos oportunidades reais de mudar de vida após a saída do sistema prisional.

Continua depois da publicidade


"Buscamos sempre fazer a expansão cultural dos presidiários para que possam desenvolver o seu conhecimento e sua espiritualidade através de atividade como os concursos literário e de desenho. Para o Depen, é de fundamental importância o envolvimento das várias instituições que promovem este evento, possibilitando que o detento possa ter essa evolução”, diz.


QUEM PODE PARTICIPAR - Podem participar do concurso os presídiarios que estão no programa Remição pela Leitura e adeptos da leitura livre; matriculados no CEEBJAs; implantados em canteiros de trabalho; inscritos em Cursos de Qualificação Profissional; graduandos e pós-graduandos matriculados em instituições de Ensino Superior; e participantes em quaisquer projetos culturais de arte, esporte e cultura.


O Setor de Educação e Capacitação do Depen, em conjunto com os CEEBJAs prisionais, são responsáveis pela organização e todos os encaminhamentos para a realização de ambos os concursos.


No Concurso Literário as pessoas privadas de liberdade deverão elaborar um texto, podendo ser um conto, crônica, carta ou poesia manuscrita; e para o Concurso de Desenho um desenho que represente a temática Tempo e Vida.


Neste ano, segundo a coordenadora do setor de educação e capacitação do Depen, Irecilse Drongek, um dos motivos da escolha do tema "Tempo e Vida” é a oportunidade de explorar a imaginação e também as experiências de vida por qualquer tempo e em todo lugar. "A temática escolhida remete a várias reflexões da vida em relação ao tempo. Desta forma, a escrita flui livremente e dá liberdade a imaginação, o que possibilita uma produção textual bem diversificada, de acordo com vivência de mundo de cada autor/escritor”.


PREMIAÇÃO - Os resultados dos vencedores serão publicados no site do Depen no dia 13 de dezembro de 2021, após a definição da comissão julgadora. A premiação está prevista entre os dias 13 e 17 de dezembro. No caso do concurso literário, os dez primeiros colocados de cada CEEBJA recebem como premiação livros novos de literatura, providenciado pela comissão local de cada CEEBJA e certificados de participação. Além disso, os 40 textos finalistas de âmbito estadual serão publicados em livro (digital) e seus autores receberão livros de literaturas e certificados de participação.


Em relação ao concurso de desenho, o primeiro colocado receberá como premiação um kit desenho, um certificado de participação e será capa da publicação de um livro digital, a ser publicado em parceria com colaboradores. Também recebem a premiação os dez desenhos selecionados em nível estadual, com certificado de participação no concurso, um kit Desenho e a participação na Exposição Virtual de Desenhos do Depen/PR.


HISTÓRICO - As últimas edições de ambos os concursos (literário e de desenho) foram realizadas em 2019, com a temática Alma Livre, e teve a participação de 414 detentos, sendo que os melhores textos, conforme a avaliação da comissão julgadora, foram selecionados em etapas regionais e estadual e publicados (20 poesias e cinco desenhos) em formato de livro pela Biblioteca Pública do Paraná.

O primeiro aconteceu em 2016, e teve como tema contos de Natal com a participação de 610 presidiários, sendo que doze contos foram selecionados. Nesta ocasião, os textos escolhidos tiveram a publicação em um livro digital (12 contos), divulgação dos textos premiados em jornal impresso, certificados, camisetas e livros de literatura.


Continue lendo