Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Iniciativa do Depen

Concurso literário é promovido em presídios do Paraná

Redação Bonde com AEN
30 jul 2021 às 10:10
- Foto: Depen-Paraná
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) está com as inscrições abertas para os concursos literário e de desenho direcionado às PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) com o tema "Tempo e Vida”, no âmbito dos estabelecimentos prisionais do Estado. A atividade é incluída na programação do Setor de Educação e Capacitação do Depen e dos CEEBJAs (Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos), responsáveis pela escolarização básica no Sistema Prisional. O Depen é vinculado à Sesp (Secretaria estadual da Segurança Pública).

O concurso literário, que está na terceira edição, e o de desenho, que está na segunda, contam com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Biblioteca Pública do Paraná, Academia Paranaense de Letras, Fundação Cultural de Curitiba, Freguesia do Livro, Fundação Sidônio Muralha, Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Os editais de lançamento foram publicados no mês de maio, em diário oficial do Governo do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iniciativa tem por objetivo motivar a produção textual, desenvolver as habilidades de leitura e escrita, incentivar a criação artística literária e promover a cultura entre os detentos. Já no concurso de desenho, a intenção é motivar a criação artística das pessoas privadas de liberdade do Sistema Prisional do Estado do Paraná, desenvolvendo, assim, a criatividade, a expressividade e as habilidades artísticas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Autobiografia

Papa Francisco nega boatos de renúncia e defende bênção a casais gays em livro

Imagem de destaque
Romance no ar

Marco Pigossi diz que cineasta o pediu em casamento após filmagem

Imagem de destaque
Vai até dia 15 de abril

Começa nesta sexta mutirão de negociação de dívidas em parceria com bancos

Imagem de destaque
Novo Caged

Em Londrina, saldo de vagas de trabalho quase dobra em janeiro


Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati, o órgão tem redobrado esforços para atender o maior número de detentos nos programas de educação, e iniciativas como essas contribuem para proporcionar aos detentos oportunidades reais de mudar de vida após a saída do sistema prisional.

Publicidade


"Buscamos sempre fazer a expansão cultural dos presidiários para que possam desenvolver o seu conhecimento e sua espiritualidade através de atividade como os concursos literário e de desenho. Para o Depen, é de fundamental importância o envolvimento das várias instituições que promovem este evento, possibilitando que o detento possa ter essa evolução”, diz.


QUEM PODE PARTICIPAR - Podem participar do concurso os presídiarios que estão no programa Remição pela Leitura e adeptos da leitura livre; matriculados no CEEBJAs; implantados em canteiros de trabalho; inscritos em Cursos de Qualificação Profissional; graduandos e pós-graduandos matriculados em instituições de Ensino Superior; e participantes em quaisquer projetos culturais de arte, esporte e cultura.

Publicidade


O Setor de Educação e Capacitação do Depen, em conjunto com os CEEBJAs prisionais, são responsáveis pela organização e todos os encaminhamentos para a realização de ambos os concursos.


No Concurso Literário as pessoas privadas de liberdade deverão elaborar um texto, podendo ser um conto, crônica, carta ou poesia manuscrita; e para o Concurso de Desenho um desenho que represente a temática Tempo e Vida.

Publicidade


Neste ano, segundo a coordenadora do setor de educação e capacitação do Depen, Irecilse Drongek, um dos motivos da escolha do tema "Tempo e Vida” é a oportunidade de explorar a imaginação e também as experiências de vida por qualquer tempo e em todo lugar. "A temática escolhida remete a várias reflexões da vida em relação ao tempo. Desta forma, a escrita flui livremente e dá liberdade a imaginação, o que possibilita uma produção textual bem diversificada, de acordo com vivência de mundo de cada autor/escritor”.


PREMIAÇÃO - Os resultados dos vencedores serão publicados no site do Depen no dia 13 de dezembro de 2021, após a definição da comissão julgadora. A premiação está prevista entre os dias 13 e 17 de dezembro. No caso do concurso literário, os dez primeiros colocados de cada CEEBJA recebem como premiação livros novos de literatura, providenciado pela comissão local de cada CEEBJA e certificados de participação. Além disso, os 40 textos finalistas de âmbito estadual serão publicados em livro (digital) e seus autores receberão livros de literaturas e certificados de participação.

Publicidade


Em relação ao concurso de desenho, o primeiro colocado receberá como premiação um kit desenho, um certificado de participação e será capa da publicação de um livro digital, a ser publicado em parceria com colaboradores. Também recebem a premiação os dez desenhos selecionados em nível estadual, com certificado de participação no concurso, um kit Desenho e a participação na Exposição Virtual de Desenhos do Depen/PR.


HISTÓRICO - As últimas edições de ambos os concursos (literário e de desenho) foram realizadas em 2019, com a temática Alma Livre, e teve a participação de 414 detentos, sendo que os melhores textos, conforme a avaliação da comissão julgadora, foram selecionados em etapas regionais e estadual e publicados (20 poesias e cinco desenhos) em formato de livro pela Biblioteca Pública do Paraná.

O primeiro aconteceu em 2016, e teve como tema contos de Natal com a participação de 610 presidiários, sendo que doze contos foram selecionados. Nesta ocasião, os textos escolhidos tiveram a publicação em um livro digital (12 contos), divulgação dos textos premiados em jornal impresso, certificados, camisetas e livros de literatura.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade