Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segurança cosmética

Confira cuidados importantes relacionados à tatuagem

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 ago 2019 às 10:56
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ganhando cada vez mais popularidade no Brasil e no mundo, a arte da tatuagem movimenta um grande mercado no país. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae em 2016/ 2017, houve um crescimento de 24% no número de estúdios abertos no Brasil. Além disso, o Brasil ocupa 9º lugar no ranking de nações com mais pessoas tatuadas – 38% da população têm pelo menos uma tatuagem.

"Em meio a tamanha popularidade, é preciso conscientização sobre este procedimento, que deve ser profissional, feito em condições higiênicas, com agulhas esterilizadas e com seguimento das demais regras da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", alerta a Dra. Maria Inês Harris, Diretora Executiva do Instituto Harris e especialista em avaliação de segurança na área cosmética.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No país, apenas 3 marcas de tintas (Eletric Ink, Iron Works e Starbrite Colors) receberam aprovação da ANVISA. Se não regulamentadas, as tintas podem ser tóxicas e colocar em risco a saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ronnie Lessa

Mandantes de assassinato de Marielle prometeram lotes para executor do crime

Imagem de destaque
1ª turma

Turma do STF forma maioria para manter prisão de suspeitos de mandar matar Marielle

Imagem de destaque
Saiba mais

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

Imagem de destaque
Em 25 de março

Primeira Constituição, outorgada há 200 anos, lançou as bases do Estado brasileiro independente


"Em tintas não regulamentadas pela Anvisa, os componentes podem estar adulterados e estar presentes em proporções acima das indicadas, apresentando, por exemplo, excesso de ferro, bactérias ou mofos. Os problemas mais comuns ao usar uma tinta não autorizada são ocorrência de dermatites graves na pele, que causam coceira, vermelhidão, feridas e reações alérgicas", afirma a Dra. Harris.

Publicidade


Um levantamento realizado pela FDA (Food and Drug Administration) identificou infrações graves na comercialização de tintas, como a utilização de tintas desenvolvidas para automóveis e cartuchos de impressoras. Além disso, os riscos podem não estar apenas nos pigmentos, mas também em solventes, emulsificantes e conservantes usados no desenvolvimento das tintas, conforme apontado pela pesquisa publicada na Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. O trabalho tece comentários sobre pigmentos específicos que aumentam a probabilidade de reações adversas – o vermelho, por exemplo, por conter mercúrio. Tintas como lilás, rosa e roxo, costumam causar mais alergias e nesse caso, seria ideal fazer um teste de alergia antes de realizar os procedimentos. Já o preto, pode apresentar como base carvão e fenol (substância rapidamente absorvida pela pele, corrosiva, irritante para mucosas).


Em países europeus como Dinamarca, Itália e Noruega, está em andamento uma proposta liderada pela ECHA (European Chemicals Agency) de restrição de determinadas substâncias perigosas contidas em algumas tintas de tatuagens, com intuito de diminuir os riscos causados por elas. A proposta inclui substâncias já proibidas em cosméticos e algumas substâncias adicionais.

Publicidade


"Pouca informação está disponível sobre a composição das tintas de tatuagens, e isso é gravíssimo, pois estamos expondo a população a substâncias que não sabemos se são seguras ou se estão usadas em concentrações adequadas. É de extrema importância que tanto o público geral, quanto os donos dos estabelecimentos, tenham conhecimento sobre a origem dos componentes, para que seja possível orientar o consumidor caso a caso, garantindo uma melhor experiência durante e após o procedimento. Além disso, os profissionais devem relatar a ANVISA sobre casos de efeitos adversos", ressalta a Dra. Harris.


Curiosamente, as tatuagens podem trazer alguns alertas sobre a saúde. Segundo matéria no site Cosmetic Innovation, cientistas desenvolveram tintas capazes de mudar de cor para diagnosticar o status do paciente com determinadas doenças. Capaz de mudar de cores de acordo com o pH do corpo, os pigmentos são capazes de "alertar" se os níveis de glicose estão acima da média, apresentando sinais de diabetes.


A Dra. Harris ressalta a importância dos cuidados antes e após a realização do procedimento de tatuagem. "É necessário que um dermatologista examine a região a ser tatuada, para verificar se não existem pintas, manchas ou lesões suspeitas que possam ser cobertas pela tinta da tatuagem", pontua.

Após realizar sessões de tatuagem, é necessário ainda ter cautela com a área tatuada durante o período de cicatrização, que pode levar até um mês. Ela deve ser protegida completamente dos raios solares por meio de um curativo envolto com plástico para evitar contaminação com microrganismos, e deve-se evitar saunas, piscinas e banhos de mar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade