09/07/20
23º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Entenda!

Conheça a aromaterapia e como ela auxilia na proteção viral

A aromaterapia é, de maneira geral, definida como a ciência do uso dos óleos essenciais das plantas aromáticas para fins terapêuticos e medicinais. De acordo com Gisele de Almeida, aromaterapeuta holística especializada em psicoaromaterapia e fundadora da Barro Blue Cerâmicas, de Londrina, o termo foi criado no final dos anos 1920 pelo químico cosmético René-Maurice Gettefossé. "Desde então, os óleos essenciais são substâncias puras e naturais utilizadas em perfumaria, cosméticos e formulações medicinais", explica.

iStock
iStock


Almeida explica que, em comparação com as essências sintéticas, os óleos essenciais demandam muitos e muitos quilos de plantas para se obter apenas um litro. Segundo a aromaterapeuta, mais de 200 substâncias químicas diferentes podem fazer parte da composição de um único óleo essencial, o que traz inúmeros benefícios aos adeptos da prática. "A aplicação da aromaterapia é abrangente e, atualmente, vem ganhando espaço em pesquisas científicas e na formulação de novas alternativas de promoção da saúde e de prevenção de doenças", conta a especialista.

A aromaterapia possui inúmeros benefícios, conforme explica Almeida. De acordo com a osmologia, ciência que estuda o olfato, os aromas podem atuar no corpo humano com variados efeitos, divididos em estímulos físicos (aromas desinfetantes, bactericidas e fungicida), estímulos emocionais e estímulos mentais.

"Quando falamos dos nossos corpos sutis (emocional, mental e espiritual), observa-se que a atuação dos óleos essenciais pode auxiliar em processos de autoconhecimento, limpeza de hábitos nocivos, quadros de insônia, além da dissolução de medos e angústias", conta a aromaterapeuta.

Diante do contexto de disseminação de vírus causadores de graves doenças, é possível contar com a ação da aromaterapia. De acordo com Almeida, os vírus não podem se reproduzir sozinhos e, para isso, precisam de uma célula hospedeira, na qual se torna semelhante a ela. "Determinados óleos essenciais possuem a capacidade de se fixar na membrana de envelope que protege o RNA do vírus, tornando-o detectável pelo sistema imunológico, que pode combatê-lo", explica.

Isso ocorre, conforme explica a aromaterapeuta, porque os óleos essenciais são produzidos pelo potencial antiviral, bactericida e fungicida. "Algumas plantas, por produzir óleos essenciais ricos em determinadas substâncias das famílias químicas dos fenóis, aldeídos aromáticos, álcool e óxidos terpênicos, tem seus óleos tidos como antivirais eficazes."

Para fazer uso dos óleos essenciais e usufruir dos benefícios antivirais trazidos pela aromaterapia, Almeida indica que é possível fazê-lo por meio da inalação ou por meio da diluição em veículos oleosos.

Em Londrina, quem busca uma forma segura e eficaz de desfrutar dos benefícios dos óleos essenciais deve procurar por um profissional qualificado em Aromaterapia Clínica, associado à Abraroma (Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia), que podem ser encontrados nas redes sociais pela hashtag #aromaterapialondrina.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Caroline Knup - Estagiária*
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
ÓLEOS ESSENCIAIS
O que é aromaterapia e qual sua importância?
Combate
Aromaterapia minimiza problemas respiratórios no outono
Bem simples
Saiba como afastar os insetos com óleos essenciais
Continue lendo
Pré, durante e pós
Vai fazer depilação a laser? Saiba quais são os cuidados essenciais
09 JUL 2020 às 11h37
Distanciamento
Má qualidade do sono afeta imunidade: veja como resolver
09 JUL 2020 às 10h38
Descubra!
Advogado explica se fake news podem caracterizar crime
09 JUL 2020 às 09h12
Cuidado!
Saiba como se proteger em aplicativos de relacionamentos
08 JUL 2020 às 11h06
Cuidados
Entenda como o inverno pode piorar o dia a dia de pacientes com dermatite atópica
08 JUL 2020 às 10h18
Prevenção
Precisa viajar na pandemia? Médica lista cuidados para embarque mais seguro
08 JUL 2020 às 09h24
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados