Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mãe Dolorosa

Conheça a história de Nossa Senhora das Dores e seus sofrimentos

Heloisa Corso* - Estagiária
15 set 2021 às 16:15
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Símbolo de fé de muitos cristãos, nesta quarta-feira (15), é celebrado o dia de Nossa Senhora das Dores, a Mãe Dolorosa. A veneração à santa teve início no século XIII, pela Ordem dos Servos de Maria, homenageando as sete dores que a mãe de Cristo sentiu. 


Na bíblia, os religiosos descrevem que a primeira dor da santíssima aconteceu quando Simeão profetizou que Cristo seria a salvação de muitos, mas também serviria para ruína de outros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A segunda dor relatada nos escritos foi quando o Rei Herodes tentou matar seu filho, logo após seu nascimento, e assim tiveram que fugir do Egito. A ordem era de acabar com a vida de todos os primogênitos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Em seguida, há a perda do menino Jesus, culpando-se por alguma negligência em seu papel de mãe. Durante uma viagem, Maria e José não perceberam que o menino havia ficado em Jerusalém em vez de retornar a Nazaré. O reencontro aconteceu apenas três dias depois. 

Publicidade


A quarta dor é o encontro do filho com a santíssima no caminho da crucificação, momento em que percebe as crueldades que ele estava sofrendo. 


A quinta dor aconteceu aos pés da cruz. Nossa Senhora assistiu seu filho agoniar em dor por três horas, até a sua morte. 

Publicidade


A próxima descrita na bíblia é quando dois de seus discípulos, José e Nicodemos, tiram Jesus da cruz e o colocam no colo da mãe. 


A sétima e última dor acontece em sua última despedida a seu filho. Nesta passagem, a Mãe Dolorosa quis acompanhar os discípulos que levaram Jesus morto à sepultura, acomodando-o com as próprias mãos. 

Publicidade


Assim, em referência à história, Nossa Senhora das Dores é representada com um semblante de dor e sofrimento, tendo sete espadas ferindo seu imaculado coração. Uma das esculturas mais famosas, a Pietà, representa a mãe segurando Jesus morto nos braços, depois de seu corpo ser descido da Cruz


Oração a Nossa Senhora das Dores


Ó Deus, por Vosso admirável desígnio, dispusestes prolongar a Paixão do Vosso Filho, também nas infinitas cruzes da humanidade. Nós Vos pedimos: assim com quisestes que ao pé da cruz do Vosso Filho estivesse Sua Mãe, da mesma forma, à imitação da Virgem Maria, possamos estar sempre ao lado dos nossos irmãos que sofrem, levando amor e consolo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


*Com informações de Cruz Terra Santa, Canção Nova e Academia Marial

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade