Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Igreja católica

Conheça a oração para a Santa Teresa de Ávila, a Doutora da Igreja

Heloisa Corso - Estagiária
15 out 2021 às 17:15
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Notoriamente apaixonada pelas histórias dos santos, a espanhola Santa Teresa de Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, foi criada em uma família católica e ganhou fama entre os fiéis pela sua história de vida.


Aos 20 anos, a religiosa contrariou as vontades do pai e fugiu para o Convento Carmelita de Encarnacíon, em Ávila. Depois de 25 anos servindo ao local, Santa Teresa de Ávila recebe a permissão para fundar novas casas. Dali partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A nova casa, fundada em  fundado em 1562 e batizada de Convento de São José, a princípio escandalizou os habitantes e as autoridades de Ávila. Contudo, poderosos patrocinadores, incluindo São Luís Beltrán e o próprio bispo de Ávila, e a impressão de uma subsistência assegurada e prosperidade potencial logo surpreendeu positivamente a todos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Informe-se

Imposto de Renda tem mais opções de doações; veja como doar direto na declaração de 2024

Imagem de destaque
Preocupante

Oceanos batem recorde de calor em meio à falta de ações

Imagem de destaque
Entenda

Conheça os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida


Reforma na Ordem das Carmelitas Descalças

Publicidade

 

Com a fundação do novo mosteiro, o Papa Clemente VIII separou a ordem das carmelitas descalças, que usavam roupas rasgadas e sandálias ao invés de sapatos, das carmelitas calçadas, ordem a que pertenciam. 

Publicidade


Para a nova ordem, a oração é um momento profundamente teológico. É guiada pela experiência de vida e pelos ensinamentos deixados por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, buscando uma genuína atmosfera de fraternidade e de partilha.


Ao decorrer de sua vida, a santa fundou 22 mosteiros, sendo 17 femininos e 15 masculinos, segunindo os preceitos da nova ordem das Carmelitas Descalças com uma rígida forma de vida, trabalho e silêncio.

Publicidade


Muitos dizem que ela tinha o dom de prever o futuro e ler a consciência das pessoas. Ainda a consideram pela sua inteligência, visto que deixou obras como o Livro da Vida, o Caminho da Perfeição, Moradas e Fundações, entre outros.


A santa morreu em 1582, aos 67 anos. Seu coração está conservado em um relicário, em Alba, na igreja das Carmelitas, onde dizem ter uma profunda ferida provocada por um anjo. Até os dias de hoje, seu corpo exala um perfume de rosas, e se conserva intacto. 

Publicidade


Santa Tereza foi canonizada no dia 27 de setembro de 1970, pelo Papa Paulo Vl, que lhe conferiu o título de Doutora da Igreja. Sua festa é comemorada nesta sexta-feira (15). 


Oração

Publicidade


“Ó Santa Teresa de Jesus, vós sois a mestra da genuína oração e nos ensinais a rezar conversando com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ó Santa Teresa, ajudai-nos a rezar com fé e confiança, sem nunca duvidar da bondade divina. Ajudai-nos a rezar com inteira conformidade de nossa vontade com a vontade de Deus, com insistente perseverança até alcançarmos aquilo que necessitamos.”


*Com informações de Canção Nova e Cruz Terra Santa


*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade