30/10/20
PUBLICIDADE
Segurança on-line

Conheça as 10 piores senhas que você nunca deve usar na internet

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Pelo quinto ano consecutivo, as senhas mais populares do mundo são "123456” e "password” (senha, em tradução literal do inglês).


Apesar dos lembretes constantes dos especialistas em cibersegurança e privacidade digital, as pessoas ainda usam senhas fracas e fáceis de serem hackeadas.

Essas descobertas vêm da empresa de software NordPass, que divulga anualmente a lista das principais 200 piores senhas. Para criar a lista, a empresa avaliou mais de cinco milhões de senhas vazadas acessíveis na dark web ("web escura"). Esses bancos de dados de senhas vêm principalmente de usuários da Europa e da América do Norte.

"Ao longo dos anos, um enorme banco de dados de informações de usuários particulares surgiu como consequência dos vários vazamentos e violações de dados. E, ultimamente, parece que não passamos mais do que alguns dias sem ouvirmos falar de mais um”, diz Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN.

"Graças ao acesso a essas massas de dados confidenciais, os criminosos cibernéticos podem usá-los de várias maneiras. É por isso que usar sempre os mesmos dados de login para diferentes serviços, sites e plataformas é extremamente perigoso.”

Aqui estão as dez piores senhas de 2019, que você nunca deve usar para suas contas, de acordo com as principais 200 piores senhas:

• 123456

• test1

• password

• zinch

• g_czechout

• asdf

• qwerty

• iloveyou

• abc123

• 111111

Como criar uma senha forte

Algumas dicas de Daniel Markuson sobre como criar uma senha forte que você não esquecerá em dez minutos:

• Nunca use senhas curtas. Quanto mais caracteres diferentes a senha tiver, mais tempo levará para um hacker ou outro criminoso cibernético suspeito desvendá-la.

• Crie senhas complexas. Use letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, caracteres especiais e números para criar senhas fortes.

• Use frases secretas longas. Não é aconselhável usar palavras do dicionário, mas criar uma combinação de 6 a 7 palavras aleatórias é um bom método. É difícil adivinhar uma combinação como "esquerdo elefante sapatos roxos rúgbi férias”, por causa de seu comprimento e aleatoriedade, mas é mais fácil de lembrar.

• Use a técnica mnemônica. Crie frases memoráveis usando a técnica mnemônica. Por exemplo, crie uma frase como " Eu amo comer pizza com dois amigos por diversão” e use-a como um mnemônico para criar uma senha "[email protected]@pd”.

• Tenha um gerenciador de senhas. É difícil lembrar de senhas fortes, portanto, usar um gerenciador de senhas é uma boa ideia. Alguns dos mais populares são NordPass e 1Password.

Usar essas dicas irá melhorar e fortalecer instantaneamente suas senhas. Senhas fortes são especialmente importantes para serviços e sites nos quais você compartilha informações mais sigilosas. Isso inclui serviços bancários on-line, sites de compras, Wi-Fi doméstico, e-mail pessoal e comercial, além de algumas contas de redes sociais.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Ansiedade

Em meio à pandemia, buscas relacionadas à saúde mental têm recorde no país

29 OUT 2020 às 16h29
Devido à pandemia

Vendas online impulsionam faturamento de pequenas e médias empresas

29 OUT 2020 às 15h51
Perdeu o emprego?

Confira dicas de como ter sucesso para voltar ao mercado de trabalho

28 OUT 2020 às 15h52
Violência-Doméstica

SP tem ao menos 5.000 casos de violência contra crianças na pandemia

28 OUT 2020 às 11h00
Confira este guia!

Salve seu cabelo em um mês com cronograma capilar

28 OUT 2020 às 10h28
Fique atento!

Fumar e beber em excesso aumenta o risco de câncer de garganta

28 OUT 2020 às 10h03
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados