Em 6 de janeiro é comemorado o tradicional Dia de Reis, também conhecido como Epifania. É nesta data em que se costuma desmontar a árvore de Natal e retirar os enfeites das casas. A festa de Reis, celebrada pela Igreja Católica, teve início, segundo a tradição religiosa, quando os três reis magos foram guiados por uma estrela até o local onde Jesus nasceu. Cada um deles representa uma origem étnica, demostrando a união dos povos.
O rei Baltazar levou mirra, Gaspar, incenso, e Belchior, ouro para presentear Jesus. Na Bíblia não há menção sobre o número três, inferiu-se isso a partir do número de presentes relatados.
A festa é celebrada de diferentes formas ao redor do mundo. No Brasil, o Reisado, ou Folia de Reis, traz um forte traço da cultura de Minas Gerais. Em 2017, a festa foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do estado. Os participantes utilizam roupas que representam os reis e saem pelas ruas com cantos e músicas anunciando que Cristo nasceu.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Muitos aproveitam a data para fazer rituais e simpatias, a fim de atrair sorte e fartura para o ano que está começando. O bolo de reis, feito especialmente para este dia, também faz parte da tradição.
Em países como Portugal e Argentina, a data é celebrada com um bolo típico. Na Espanha, os mais apegados aos costumes trocam os presentes no dia 6 e não no Natal. Também é feito um desfile ao pôr-do-sol do dia 5, no qual as pessoas usam roupas típicas montadas em cavalos, comemorando a "Cavalgada do Dia de Reis”.
As informações são da CNN e da Midiamax.
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltembug