Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Conheça os direitos do trabalhador infectado pelo novo coronavírus no emprego

Caroline Knup - Estagiária*
09 set 2020 às 11:58
- Reprodução/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia do novo coronavírus atingiu a rotina de todas as pessoas. No Brasil, muitos trabalhadores tiveram alterações em seus regimes de trabalho, como a redução da carga horária e, também do salário. Além disso, o home office se tornou uma prática comum, com o objetivo de prevenir a transmissão da doença e, ao mesmo tempo, não prejudicar a produtividade dos funcionários.


Em março, muitos estados decretaram medidas rígidas de isolamento social e, com isso, serviços essenciais foram fechados temporariamente. Entretanto, com a flexibilização da quarentena, muitos trabalhadores já voltaram à rotina presencial. Desse modo, os funcionários estão expostos a riscos, especialmente o da infecção pelo novo coronavírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nestes casos, é necessário que o trabalhador saiba que tem direitos. Segundo Lara Caxico Martins Miranda, advogada trabalhista do CNB Advogados e professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, o primeiro passo é entender que a regra geral afirma que, quando a atividade desempenhada pelo trabalhador é de alto risco, é possível responsabilizar o empregador por danos decorrentes de acidente de trabalho sem a necessidade de comprovação de culpa. "Na prática, isso significa que o empregado não precisa demonstrar em uma ação judicial que o dano derivou de uma intenção ou negligência do seu empregador", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Apesar de regra geral, a advogada comenta que a pandemia é um problema de saúde pública e, por isso, não existem possibilidades de controle por parte dos empregadores. "Ainda que todas as medidas preventivas internas sejam tomadas, toda a sociedade está, de alguma forma, exposta ao vírus em razão de seu alto grau de transmissibilidade."

Publicidade


Lara explica que, até julho deste ano, a Medida Provisória n. 927/2020 apontava que os casos de infecção pela Covid-19 não seriam considerados doença de trabalho, salvo se fosse comprovado nexo entre a contaminação e a conduta do empregador. "A Medida Provisória foi revogada, mas entendemos que a ideia prevista no texto ainda prevalece. Ou seja, se o empregador, dentro de suas atividades normais, tomar todos os cuidados necessários para não expor os funcionários ao vírus e, ainda assim, ocorrer alguma contaminação, ele não será responsabilizado", aponta a advogada.


Contudo, como a Medida Provisória foi revogada, a profissional relata que não existe certeza sobre a tese que será acolhida pelo Poder Judiciário. "Sob uma ótica, pode-se entender que a empresa que opta por retornar as atividades, estando o isolamento social recomentado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), assume o risco de que algum trabalhador eventualmente seja contaminado", diz.

Publicidade


De forma concreta, a advogada trabalhista explica que a responsabilidade pode se dar em uma ação judicial caso fique constatado o nexo de causalidade entre a doença e a atividade de trabalho do empregado. "Nesses casos, é preciso que o trabalhador demonstre que a doença decorreu diretamente do trabalho, ou seja, da conduta do empregador ou do ambiente laboral."


Para entrar com essa demanda - ação -, aconselha que o trabalhador procure um advogado de sua confiança, já que o tema é novo e, por isso, irá precisar da atenção do profissional. Segundo a advogada, existem probabilidades de ganho na Justiça nesses casos. "A possibilidade existe, desde que haja devida comprovação do nexo entre a doença e a conduta do empregador e/ou do ambiente de trabalho", finaliza a especialista.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade