Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Consumo de álcool interfere no ganho de massa muscular?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 dez 2020 às 15:44
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ganho de massa muscular depende de diversos fatores. Se você tem interesse em descobrir como ganhar massa muscular rápido, deve ficar atento ao seu estilo de vida. Alimentação, treino apropriado e frequência dos treinos são alguns dos fatores que podem influenciar no ganho de massa magra, mas você sabia que o consumo de bebidas alcoólicas também pode afetar o rendimento de um treino?


Muitas pessoas, após fazerem reeducação alimentar ou iniciarem uma dieta, são adeptas ao chamado "dia do lixo", que, na maioria das vezes, ocorre durante o final de semana. Após dias se alimentando bem e treinando frequentemente, é de se esperar que a pessoa queira fugir um pouco desse padrão e voltar aos velhos hábitos alimentares, nem que seja somente por um dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sendo assim, comidas gordurosas, doces em geral, comidas mais pesadas e, claro, o álcool, estão liberados no "dia do lixo". Mas você sabia que o consumo de álcool interfere no ganho de massa muscular? É claro que consumir uma taça de vinho ou um copo de cerveja não vai simplesmente anular todo o treino feito até então, mas é importante saber que o consumo de álcool causa impacto no rendimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


Efeitos do álcool

Publicidade


Não é de hoje que o consumo de álcool é visto com maus olhos por nutricionistas. O consumo de bebidas alcoólicas, especialmente quando praticado em excesso, é prejudicial ao organismo. Bebidas alcoólicas possuem as chamadas "calorias vazias", ou seja, elas fornecem poucos nutrientes. Além disso, o consumo de álcool impede a regeneração e o desenvolvimento dos músculos, além de comprometer o rendimento durante os treinos. Esse conjunto de fatores contribui para o acúmulo de gordura no corpo. De acordo com pesquisas recentes, o consumo de álcool atrapalha o ganho de massa muscular
após o exercício. A ingestão de uma quantidade a partir de 1,5 g/kg de peso já pode diminuir a concentração e a biodisponibilidade da testosterona.


Como calcular a quantidade de álcool consumida?

Publicidade


Primeiramente, verifique o percentual alcoólico da bebida. Essa informação pode ser encontrada facilmente no rótulo da mesma. Em seguida, multiplique a quantidade de bebida (em ml) pelo percentual alcoólico. Para finalizar, é só dividir o valor (em gramas) obtido pelo seu peso em quilos.


Por exemplo, uma garrafa de vinho fino tem um percentual alcoólico de 8,6%. Para uma taça de 175 ml, a conta é a seguinte: 175 ml x 8,6/100 = 15,5 g de álcool. Para uma pessoa de 60 kg, esse valor é equivalente a 0,2 g/kg. Sendo assim, o consumo de três taças de vinho (0,6 g de álcool) por um indivíduo de 60 kg é igual a 36 g.

Logo, o consumo de três taças de vinho fino é suficiente para impactar todo o organismo de homens, interferindo no metabolismo da testosterona e prejudicando as adaptações musculares dos mesmos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade