Muito além de um feriado nacional, a solenidade Corpus Christi (expressão em latim que significa "Corpo de Cristo") tem o objetivo de celebrar a eucaristia, a fonte e o ápice de toda a vida cristã.
A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. Os fiéis têm o costume de enfeitar as ruas para a procissão do Santíssimo Sacramento, remetendo-se à caminhada do povo de Deus à terra prometida. A procissão é acompanhada da hóstia em um ostensório.
A data de Corpus Christi é móvel e celebrada sempre em uma quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece após o domingo de Pentecostes. Isso se dá porque a celebração acontece necessariamente 60 dias após a Páscoa.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
O que é a eucaristia na Igreja Católica?
Os fiéis acreditam que Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. A hóstia consagrada, para eles, é uma forma de entender Cristo, visto que ela é Seu corpo. A Canção Nova explica que, quando as palavras da consagração são pronunciadas sobre o pão, a substância muda ou se converte totalmente em substância do corpo humano de Jesus. Este fenômeno é chamado de "transubstanciação”.
Entretanto, as aparências ou acidentes externos do pão permanecem, como gosto, cor, cheiro, sabor, tamanho. Desta forma, sem mudar sua forma visual, o pão consagrado já não é pão, mas substancialmente o Corpo de Cristo.
Oração para Corpus Christi
Pai amado, o meu nada está diante de Teu poder pedindo a misericórdia de Tua presença.
Pai amado, livra-me da discórdia, dando-me a capacidade de amar.
Pai amado, livra-me da ignorância, dando-me a sabedoria e o discernimento.
Pai amado, livra-me da intranquilidade, dando-me a paz que provém do Céu que criaste para me receber na eternidade.
Pai amado, livra-me da aridez, dando-me a capacidade de perceber a doçura de Teu olhar em toda a cria-ção, e ver que Tu estás presente em todos os atos de minha vida.
Pai amado, livra-me da cegueira de espírito, fazendo-me enxergar, dentro de mim, Tua imagem e seme-lhança, respeitando por isso meus irmãos.
Pai amado, livra-me do perigo de Teu afastamento, por estar em pecado, abraçando a iniquidade.
Pai amado, o meu nada, agradecido, se prostra a Teus pés, adorando Tua preciosa presença nesta pequenina hóstia, e Te dá toda a minha sujeira, para que a lave em Teu precioso Sangue. Amém.
Com informações de Canção Nova e Espaço Missionário
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg