Criatividade, em uma definição de dicionário, é a qualidade daquele que é criativo, "inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc”, segundo uma das definições do Oxford Languages. A criatividade anda de mãos dadas com a inovação e são capacidades fundamentais para soluções de problemas e para o desenvolvimento humano e sustentável.
Essas habilidades ganham destaque no âmbito da produção de conteúdo digital, uma área que vem ganhando espaço com o crescimento das redes sociais. Os espaços digitais permitiram que todos com acesso a eles expressem e compartilhem suas ideias, onde qualquer um pode produzir conteúdo. Assim, para quem quer transformar a produção de conteúdo numa forma de trabalho é necessário encontrar maneiras criativas e inovadoras de se destacar.
Ju Barbosa, produtora de conteúdo e designer de moda, comenta que para isso é importante encontrar a sua própria forma de produzir. "Mostrando a sua personalidade, as coisas que você acredita. Então, pra quem realmente procura produzir conteúdo autêntico e que faça alguma diferença na vida das pessoas, eu considero que criatividade e inovação sejam extremamente importantes pra esse tipo de criador de conteúdo, que é o que eu tento ser”.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Ela explica que uma das dificuldades de trabalhar com criatividade é o fato de existir pessoas que acreditam que a criatividade é um dom. "Eu não acredito nisso, eu acredito que é uma coisa que a gente exercita mesmo e vai melhorando e tem um trabalho constante pra você se manter criativo, não é uma coisa que você nasce ou então acorda um dia e de repente tem uma ideia brilhante”.
Isso influência na desvalorização de trabalhos criativos que muitas vezes são vistos como trabalhos fáceis e divertidos. Essas dificuldades afetam quem trabalha com produção de conteúdo digital, uma área que vem ganhando destaque. "Muita gente que só quer favores, sabe? Tipo, ah divulga aí pra mim, faz pra mim, cria esse negócio, faz esse vídeo, como se não fosse meu trabalho. Mas, acho que a maior dificuldade de trabalhar com criação de conteúdo é que, principalmente, pra quem usa o próprio nome, como eu, isso se mistura muito com a vida pessoal”, comenta Ju Barbosa.
Devido ao formato das redes sociais que valoriza a interação constante, a produção de conteúdo digital é um trabalho que não tem férias. Ju Barbosa trabalha com um tipo de produção chamado ‘slow contenty’ (conteúdo lento), que se refere a uma forma de produzir com mais qualidade e menos velocidade, no entanto, ela explica que ainda assim "eu não posso sumir do nada e depois reaparecer, porque aí eu acabo perdendo várias coisas que eu construí durante esse tempo".
Os conteúdos, produzidos pela designer de moda, têm como tema central a moda sustentável e moda responsável. Ela considera que a criatividade é essencial para buscar um desenvolvimento mais sustentável, tanto na área da moda, como em todas as outras. "Porque a gente precisa pra conseguir fazer as coisas de uma forma mais sustentável, precisa pensar formas de fazer e até novas formas de pensar, no caso da moda, a confecção, a indústria, enfim. Então se não tiver esse trabalho de ser criativo e de procurar novos caminhos, de inovar, de buscar outras formas que não são as que a gente já tá acostumado a gente não vai ser em lugar nenhum”, explica.
É por esse potencial da criatividade que a ONU estabeleceu, desde 2017, o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação (World Creativity and Innovation Day), destacando a importância delas para o desenvolvimento sustentável. No Brasil, a criatividade já era celebrada desde 2014, uma idealização do psicólogo, ativista da criatividade e referência mundial em Economia Criativa, Lucas Foster.
Pandemia
A criatividade também sofreu com a pandemia, Ju Barbosa explica que devido a necessidade de exercitar a criatividade, precisar ficar em casa diminui o repertório para isso. "A gente estava acostumado a ter várias influências, a ter vários contato com várias pessoas diferentes, com locais diferentes, viajar e de repente a gente tá dentro de casa com as mesmas pessoas todos os dias, vendo as coisas online, sem contato com os amigos, com outros familiares, sem ir pros lugares, sem, sei lá, ver a natureza."
Além desse aspecto, o impacto emocional da pandemia também afeta a capacidade criativa. "A gente também está sendo bombardeado toda hora por notícias terríveis, principalmente aqui no Brasil, né? Por uma situação muito triste. Então, é complicado ter tudo isso e manter a produtividade e a criatividade lá em cima. Claro que existem altos e baixos, alguns momentos que a gente consegue abstrair um pouquinho disso pra poder criar. Mas no geral, a pandemia interferiu bastante na minha criatividade e eu acredito que de todo mundo que trabalha com isso”, finaliza Ju Barbosa.
*Sob supervisão de Fernanda Circhia