Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Cuidado com o prazo de validade dos medicamentos

Julio Abramczyk - Folhapress
06 out 2020 às 08:30
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enquanto permanece em casa por causa da Covid-19, aproveite o tempo para reavaliar os remédios esquecidos nas gavetas.


Um estudo sobre a presença de remédios vencidos nos estoques caseiros foi publicado na revista Cadernos Saúde Coletiva por Máyra Rodrigues Fernandes e colaboradores da Universidade Federal de São João del-Rei, em Minas Gerais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os autores observaram alta prevalência de residências com remédios vencidos, principalmente os empregados eventualmente, como os analgésicos, antiespasmódicos, antimicrobianos e antieméticos (para controle de vômitos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Feliz Páscoa

Como diferentes religiões celebram a Páscoa? Líderes religiosos explicam

Imagem de destaque
Calendário

Entenda por que a Páscoa e a Semana Santa mudam de data a cada ano

Imagem de destaque
Informe-se

Imposto de Renda tem mais opções de doações; veja como doar direto na declaração de 2024

Imagem de destaque
Preocupante

Oceanos batem recorde de calor em meio à falta de ações


O número de medicamentos vencidos por residência variou de zero a quinze. Eles dispensavam receita médica para serem adquiridos.

Publicidade


O protetor gástrico omeprazol se destacou no estoque de remédios por estar associado à também elevada presença dos anti-inflamatórios, com frequência relacionados a lesões no trato gastrointestinal.


Para os autores, o uso de medicamentos vencidos pode resultar em intoxicações e reações adversas, além da ausência de efetividade no tratamento.


Mas também deve ser considerado o crescente custo para o sistema de saúde. O Brasil está entre os dez maiores mercados farmacêuticos do mundo, já que o acesso gratuito aos remédios, através do SUS (Sistema Único de Saúde), é dever do Estado.

Máyra Fernandes conclui ressaltando a necessidade de serem implementadas ações educativas aos usuários de medicamentos através do SUS, visando reduzir o acúmulo de remédios em casa, minimizar desperdícios e garantir uso seguro da medicação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade