25/10/20
Ainda há vagas!

Curso sobre máscaras de tecido ultrapassa 1.500 inscritos

Para ensinar as pessoas a usarem as máscaras de tecido corretamente, a Prefeitura de Londrina, por meio da SMRH (Secretaria Municipal de Recursos Humanos), está promovendo uma oficina gratuita. Até o momento, 1.518 interessados já se inscreveram no curso que é aberto ao público.

Emerson Dias/N.Com
Emerson Dias/N.Com


O objetivo é ajudar a população a se proteger contra o contágio do novo coronavírus, que causa a Covid-19. Por isso, a DSO (Diretoria de Saúde Ocupacional) da SMRH convidou as servidoras Luciana Aparecida Bordignon e Fernanda Honorato para ensinar as técnicas de colocação, retirada, guarda e higienização das máscaras. Dessa maneira, quem participar vai aprender mais sobre a manutenção desse acessório tão importante em tempos de pandemia.

Segundo a diretora da DSO, Liz Dayane Paludeto Rodrigues, o curso segue o preconizado pela NR 06, que regulamenta a obrigatoriedade de o empregador fornecer o treinamento sobre o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos funcionários.

Contudo, além disso, a oficina vem em um momento primordial para a proteção da saúde da população em geral, dada a pandemia causada pelo coronavírus. "O número de inscritos superou as expectativas da Secretaria de Recursos Humanos. É um curso acessível a toda a população, não somente aos servidores, dada sua abrangência e relevância. O mais importante é ampliarmos o conhecimento, para que todos se cuidem corretamente, pois cada ação de cuidado e prevenção é importante na preservação da saúde de todos”, disse a diretora.

Inscrições

Para suprir toda a demanda, a SMRH abriu novas vagas e permitirá a inscrição de até 5 mil pessoas na oficina "Máscara de Tecido: Uso e Higienização”. A atividade é de curta duração, 100% on-line e gratuita, o que facilita o acesso dos interessados. Durante as aulas, os participantes terão acesso às videoaulas e a duas apostilas.

Quem quiser participar precisa se inscrever no site da Escola de Governo, da Prefeitura de Londrina, clicando aqui. O início das aulas é imediato, mas elas devem ser finalizadas até o dia 4 de junho.

Essa ação da DSO vem ao encontro do Decreto n° 457 que, desde 15 de abril, tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante o trabalho em locais fechados, para adentrar no transporte coletivo e em prédios públicos. Isso porque, se utilizado de forma correta, o acessório garante uma proteção eficaz contra o contágio de doenças respiratórias. Além disso, com a manutenção adequado as máscaras tendem a ter uma durabilidade maior.

Regras de uso e dicas

Nas videoaulas e apostilas estão dispostas as regras e algumas dicas de uso das máscaras. Entre elas, é importante que a população saiba que a máscara é de uso individual, portanto, não deve ser compartilhada, nem mesmo entre familiares, mesmo que esteja lavada.

O acessório de tecido deve ter duas camadas, pois elas servem como barreira física ao vírus. A máscara deve ser colocada com as mãos limpas, sempre segurando pelas alças ou elásticos, e cobrindo a boca e o nariz.

Além disso, não se deve ficar tocando na parte externa da máscara, ajustando-a frequentemente, pois é ali que o tecido pode estar contaminado e contaminar as mãos de quem está usando. Por isso sempre que ajustar a máscara, lave as mãos em seguida.

Outra informação que não pode ser esquecida é a recomendação do uso das máscaras por, no máximo, três horas seguidas ou até que ela fique úmida ou suja. Essas e outras recomendações estão acessíveis no curso oferecido pela DSO.
Redação Bonde com N.Com
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Live do Gedal

Astrofísico desvenda mistérios da estrela Eta Carinae, gigante cósmico

24 OUT 2020 às 11h45
Conheça Mark Bryan!

Homem faz sucesso nas redes sociais por usar saia e salto

24 OUT 2020 às 08h00
Renda extra

Jovens e adultos investem em bordado durante a quarentena

23 OUT 2020 às 18h00
Saiba mais

Brasil já registra cerca de 127 mil uniões civis homoafetivas

23 OUT 2020 às 10h43
Folha Entrevista

Economista Marcos Rambalducci mostra prioridades para Londrina

22 OUT 2020 às 09h27
Assista o Gente!

Especialista Cláudio Romagnoli fala como ter um sorriso perfeito e saudável

22 OUT 2020 às 09h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados